terça-feira, 19 de julho de 2011

Pesquisa de Clima e Comprometimento Organizacional nos Hospitais Universitários da UFC

Climate Research and Organizational Commitment in University Hospitals of UFC




rinepeEsta pesquisa veio a identificar aspectos positivos e negativos acerca do contexto laboral destes hospitais (HUWC e MEAC). Realizada de dezembro de 2010 a março de 2011 com mais de 500 questionários respondidos.
rinepeDaremos uma breve explicação sobre clima e comprometimento antes de apresentar os resultados da pesquisa em si.

Clima Organizacional
rinepeA definição mais usada de Clima Organizacional é a de um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.
rinepeClima Organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

Comprometimento Organizacional
rinepeDiversos autores ressaltam a importância do estudo e analise de aspectos como comprometimento organizacional no contexto das organizações. O comprometimento organizacional deve ser compreendido como o vinculo que um indivíduo tem com a organização em que trabalha.
rinepeEsse vínculo se relaciona ao envolvimento psicológico do individuo com os diversos aspectos de seu ambiente de trabalho e pode ter implicações práticas para sua permanência e desenvolvimento na instituição.
rinepeNesse sentido, é fundamental que o comprometimento organizacional seja investigado a fim de que possam ser traçadas estratégias que visem melhorias nas relações pessoais e de trabalho nas organizações e a garantia da qualidade da vida no trabalho.

Importância
rinepeVir a ter conhecimento sobre a satisfação dos funcionários através do clima e comprometimento organizacional é importante para indicar e apoiar as decisões dos gestores, mensurar como está a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores. Assim, se a qualidade do trabalho for pobre, conduzirá à alienação do empregado e à insatisfação, à má vontade, ao declínio da produtividade, à comportamentos contraproducentes (como absenteísmo, rotatividade, roubo, sabotagem, militância sindical etc.) e também de estabelecer referências confiáveis sobre um ambiente específico para implementar ações, onde cresça a motivação, gerando um espírito participativo, efetivo, levando a empresa a atingir excelentes níveis de produtividade e comprometimento.

Resultados – considerações finais

1-Clima:
rinepeFoi possível caracterizar a amostra a partir de características como tipo de
vínculo institucional, tempo de serviço, nível do cargo e grau de instrução.




rinepeEntre os aspectos mais citados como fatores que interferem na percepção de
laborais. clima estão aqueles relacionados a fatores de higiene, bem como salários e fatores de motivação como relações de liderança.




2-Comprometimento:
rinepeA amostra foi caracterizada partir de aspectos como nível do cargo, tempo de serviço, grau de instrução e vínculo institucional.



rinepePercebe-se uma avaliação positiva na maior parte dos itens relativos ao aspecto Comprometimento Organizacional, atentando-se para alguns onde houve certo equilíbrio entre concordância e discordância.




rinepeO bloco J de afirmativas apresentou todos os seus itens avaliados como
positivos, destacando-se o resultado de 97,2%.





rinepeTal pesquisa foi apresentada no CONPSI(Congresso Norte Nordeste de Psicologia) juntamente com o projeto RINEPE em si.

Banner sobre Clima organizacional.

Apresentação do Banner sobre Comprometimento Organizacional

Apresentação do Banner do projeto RINEPE


Pesquisa sobre PMEs: Características Empreendedoras em Micro e Pequenas Empresas de Comércio de Fortaleza


Research on SMEs: Features Entrepreneurs in Micro and Small Enterprise Trade of Fortaleza





rinepeOrientada pelo Prof. Dr. Caubi Tupinambá, o presente trabalho, do autor Raphael Leão Mendes de Almeida e co-autores Igor Aderaldo, João Felibe Barbosa, Jonas Xavier Neto e Thiago Pinto Pereira, analisa características empreendedoras de micro e pequenos empresários de Fortaleza.
rinepePara tal, foi necessária uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo por meio de entrevistas com micro e pequenos empresários com o intuito de analisar características empreendedoras de acordo com o perfil dos donos ou sócios.
rinepeAs informações sobre os candidatos mostraram-se satisfatórias, demonstrando que as características empreendedoras estão presentes nos empresários pesquisados.
rinepeConcluiu-se neste trabalho que quanto mais aptidões e características empreendedoras apresenta o empresário, maiores são suas chances de serem bem sucedido. Observou-se também que apesar de uma grande parte dos entrevistados possuir plano de negócio, poucos o fazem de forma escrita. Trata-se de uma estratégia complementar que facilitaria a eficácia de determinadas características empreendedoras. 
 rinepeO trabalho chegou à conclusão de que os empreendedores são:
  • Visionários;
  • Sabem tomar decisões;
  • Fazem a diferença - transformam algo de difícil definição, abstrato, em algo concreto, que funciona;
  • Exploram oportunidades ao máximo;
  • Determinados e dinâmicos;
  • Dedicados;
  • Otimistas e apaixonados pelo que fazem;
  • Independentes, constroem o próprio destino;
  • Ficam ricos - este não é o principal objetivo, mas acreditam que o dinheiro é consequência  dosucesso dos negócios;
  • Líderes e formadores de equipe;
  • São bem relacionados (networking);
  • Organizados;
  • Planejam;
  • Possuem conhecimento - aprendem continuamente, sedentos pelo saber;
  • Assumem riscos calculados;
  • Criam valor para a sociedade.

Este trabalho foi apresentado no ENEAD (Encontro Nacional de Administração) no primeiro semestre de 2009, resultado de pesquisa iniciada  no segundo semestre de 2008. 

IMBA - Integração de Pessoas com necessidades especiais no mundo do trabalho

IMBA - Integration of People with special needs in the workplace



rinepeO Projeto IMBA originou-se em 1986 a partir de investigações feita durante um longo período de tempo nos campos da Medicina do Trabalho e Psicologia do Trabalho realizada por médicos, ergonomistas, e psicólogos envolvidos da Fundação Ertomis, Universidade de Essen e da Universidade de Siegen. Tal instrumento foi desenvolvido em nome do Ministério Federal de Trabalho e Assuntos Sociais. A pesquisa para criação do projeto foi baseada na resolução Européia dos Procedimentos de Trabalho de Avaliação para a Integração e Reabilitação de Pessoas com Deficiência, outras publicações européias, tendências atuais na classificação de médicos, resultados científicos e experiências práticas no âmbito da avaliação da reabilitação e na experiência quanto à composição, estrutura e diretrizes para os usuários.

rinepeO objetivo geral desse projeto é promover a integração das pessoas com deficiência no contexto de trabalho, podendo ser utilizado em trabalhos nas seguintes áreas:
  • Prevenção: reconhecer e evitar esforços que possam colocar em risco a saúde física ou mental.
  • Reabilitação: Recuperação de pessoas com deficiência para que possam voltar a trabalhar e desenvolver habilidades próprias ao trabalho.
  • Reintegração: Inserção da pessoa com deficiência em um trabalho que se ajuste às suas habilidades e permita que ela participe das atividades de trabalho nas mesmas condições que pessoas que não possuem nenhum tipo de deficiência.
  • Documentar o estado de medidas de intervenção
 rinepeOs objetivos do IMBA são:
  • Encontrar um local de trabalho que possa corresponder às habilidades de pessoas com
  • necessidades especiais;
  • Avaliar as condições dos lugares de trabalho existentes;
  • Encontrar um equilíbrio entre o perfil requerido no local de trabalho e o perfil de habilidade da pessoa com necessidades especiais.
rinepePara que o IMBA possa ser utilizado em uma organização, é necessário fazer uma intensa análise dos materiais de trabalho, exame aprofundado das possibilidades e limitações do método  e um curso de capacitação para a aplicação desse instrumento.Em 2001, o IMBA foi implementado pela primeira vez como software e, em 2003 o programa foi revisto e o procedimento foi complementado por instrumentos de avaliação.

Mais informações sobre o IMBA: http://www.imba.info;http://www.imba.de/;

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Curso Pesquisa em Psicologia em Perspectiva Intercultural

Course on Psychology Research in Intercultural Perspective



rinepeEm março de 2007, o Prof. Dr. Michael Frese, da Universidade de Giessen da Alemanha, veio para o Brasil ministrar o curso Pesquisa em Psicologia em Perspectiva Intercultural. Com ampla experiência no setor, o Prof. Dr. Michael Frese é Diretor do Instituto de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade de Giessen – Alemanha, Presidente da IAAP (Associação Internacional de Psicologia Aplicada em Londres) e Professor-visitante da Universidade de Amsterdã – Holanda.
rinepeO curso apresentou estratégias para lidar com os desafios metodológicos da pesquisa psicológica sobre empreendedorismo em perspectiva intercultural, como também expôs e exercitou a pesquisa quantitativa através da metodologia e dos instrumento utilizadas no projeto GLOBE.
rinepeObjetivos do curso:
  • Capacitar estudantes e profissionais da área de psicologia e administração para pesquisa científica em psicologia organizacional e do trabalho em perspectiva intercultural;
  • Intensificar o intercâmbio entre a Universidade Federal do Ceará, Universidade de Giessen – Alemanha e UnB no âmbito da graduação e pós-graduação;
  • Selecionar estudantes e profissionais de psicologia e administração para atuarem como pesquisadores em estudo sobre “empreendedorismo em perspectiva intercultural”.

Prof. Dr. Michael Frese

Curso e palestra sobre “Novas Perspectivas em Gestão"

Course and lecture on "New Perspectives in Management"



rinepeO curso e palestra sobre “Novas Perspectivas em Gestão”, ministrados pelo Prof. Omar Aktouf, HEC Montréal, aconteceu em maio e junho de 2010. O evento buscou expor e debater práticas mundiais em gestão, apontando novas práticas de gestão a partir de lições tiradas das crises econômicas e aspectos ambientais. 
rinepeO Professor Omar Aktouf, Professor Titular do “Service de l'enseignement du management” da HEC Montréal, possui inúmeros trabalhos e prêmios na área do gerenciamento do trabalho e saúde mental e trabalho, sendo uma das principais referências na área. Suas principais áreas de atuação são: Gerenciamento comparado (internacional e intercultural); Gerenciamento de projetos; Novos modelos de gerenciamento; Economia e gerenciamento; Ciências da vida e gerenciamento.
rinepeEste projeto não significou apenas a realização da conferência e do curso de curta duração, fundamentais para a formação dos pós-graduandos em administração e psicologia, mas também, o contato mais estreito com a Escola de Montréal, reconhecida entre as dez melhores escolas de gestão do mundo, para futuros projetos conjuntos e intercâmbios, principalmente, em vista do: lançamento do programa de pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC), articulando Mestrado Profissional e Acadêmico e do projeto de criação Curso de Doutorado em administração.



Abertura da Conferência - Professores da Unifor, Prof. Dr. Caubi Tupinambá e Prof. Omar Aktouf
RINEPE e Prof. Omar Aktouf

Prof. Omar Aktouf




Curso sobre "Novas Perspectivas em Gestão"

Questionário de Satisfação preenchido ao final do curso

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Apresentação

Presentation  



rinepeRede Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Liderança e Empreendedorismo é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará criado em 2007.
rinepeCom o intuito de estudar e esclarecer a relevância das micro e pequenas empresas nos contextos locais, o RINEPE busca incentivar atividades adequadas para a promoção de interesse, incluindo a pesquisa, treinamento e a organização de um diálogo interdisciplinar nacional e internacional na área de Psicologia e afins. Além disso, o RINEPE procura dar continuidade ao intercâmbio entre a Universidade Federal do Ceará, Universidade de Giessen – Alemanha, Universidad Complutense de Madrid e incluir nesse intercâmbio o, “International Network on SMEs in Local Economic Development – INDIA (INSLED-India), Universidade de Lueneburg, na Alemanha e outras instituições e programas de interesse do projeto.


Algumas das atividades já desenvolvidas no âmbito do RINEPE:


  • Pesquisa sobre Fatores de Sucesso em Pequenas e Médias Empresas em diversas realidades culturais;
  • Pesquisa de Clima e Comprometimento Organizacional nos Hospitais Universitários da UFC (2010-2011);
  • Curso e Palestras sobre “Novas Perspectivas em Gestão”, ministradas pelo Prof. Omar Aktouf, HEC Montréal (maio e junho e 2010);
  • Curso sobre Pesquisa em Psicologia em Perspectiva Intercultural, ministrado pelo Prof. Michael Frese, Universidade de Giessen (2008);
  • Palestra sobre Psicologia Organizacional no Brasil na Universidade Complutense de Madri (2009) Prof. Caubi Tupinambá;
  • Pesquisas Organizacionais em PMEs no âmbito de dissertações de mestrado e de monografia de graduação;
  • Publicação de artigos científicos em revistas nacionais e estrangeiras;
  • Palestra sobre Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo na Universidade Federal do Ceará (2011), em parceria com a INOVA – Ms. Raquel Feitosa.