IMBA - Integration of People with special needs in the workplace
rinepeO Projeto IMBA originou-se em 1986 a partir de investigações feita durante um longo período de tempo nos campos da Medicina do Trabalho e Psicologia do Trabalho realizada por médicos, ergonomistas, e psicólogos envolvidos da Fundação Ertomis, Universidade de Essen e da Universidade de Siegen. Tal instrumento foi desenvolvido em nome do Ministério Federal de Trabalho e Assuntos Sociais. A pesquisa para criação do projeto foi baseada na resolução Européia dos Procedimentos de Trabalho de Avaliação para a Integração e Reabilitação de Pessoas com Deficiência, outras publicações européias, tendências atuais na classificação de médicos, resultados científicos e experiências práticas no âmbito da avaliação da reabilitação e na experiência quanto à composição, estrutura e diretrizes para os usuários.
rinepeO objetivo geral desse projeto é promover a integração das pessoas com deficiência no contexto de trabalho, podendo ser utilizado em trabalhos nas seguintes áreas:
- Prevenção: reconhecer e evitar esforços que possam colocar em risco a saúde física ou mental.
- Reabilitação: Recuperação de pessoas com deficiência para que possam voltar a trabalhar e desenvolver habilidades próprias ao trabalho.
- Reintegração: Inserção da pessoa com deficiência em um trabalho que se ajuste às suas habilidades e permita que ela participe das atividades de trabalho nas mesmas condições que pessoas que não possuem nenhum tipo de deficiência.
- Documentar o estado de medidas de intervenção
rinepeOs objetivos do IMBA são:
- Encontrar um local de trabalho que possa corresponder às habilidades de pessoas com
- necessidades especiais;
- Avaliar as condições dos lugares de trabalho existentes;
- Encontrar um equilíbrio entre o perfil requerido no local de trabalho e o perfil de habilidade da pessoa com necessidades especiais.
rinepePara que o IMBA possa ser utilizado em uma organização, é necessário fazer uma intensa análise dos materiais de trabalho, exame aprofundado das possibilidades e limitações do método e um curso de capacitação para a aplicação desse instrumento.Em 2001, o IMBA foi implementado pela primeira vez como software e, em 2003 o programa foi revisto e o procedimento foi complementado por instrumentos de avaliação.
Mais informações sobre o IMBA: http://www.imba.info;http://www.imba.de/;
Nenhum comentário:
Postar um comentário