terça-feira, 19 de julho de 2011

Pesquisa sobre PMEs: Características Empreendedoras em Micro e Pequenas Empresas de Comércio de Fortaleza


Research on SMEs: Features Entrepreneurs in Micro and Small Enterprise Trade of Fortaleza





rinepeOrientada pelo Prof. Dr. Caubi Tupinambá, o presente trabalho, do autor Raphael Leão Mendes de Almeida e co-autores Igor Aderaldo, João Felibe Barbosa, Jonas Xavier Neto e Thiago Pinto Pereira, analisa características empreendedoras de micro e pequenos empresários de Fortaleza.
rinepePara tal, foi necessária uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo por meio de entrevistas com micro e pequenos empresários com o intuito de analisar características empreendedoras de acordo com o perfil dos donos ou sócios.
rinepeAs informações sobre os candidatos mostraram-se satisfatórias, demonstrando que as características empreendedoras estão presentes nos empresários pesquisados.
rinepeConcluiu-se neste trabalho que quanto mais aptidões e características empreendedoras apresenta o empresário, maiores são suas chances de serem bem sucedido. Observou-se também que apesar de uma grande parte dos entrevistados possuir plano de negócio, poucos o fazem de forma escrita. Trata-se de uma estratégia complementar que facilitaria a eficácia de determinadas características empreendedoras. 
 rinepeO trabalho chegou à conclusão de que os empreendedores são:
  • Visionários;
  • Sabem tomar decisões;
  • Fazem a diferença - transformam algo de difícil definição, abstrato, em algo concreto, que funciona;
  • Exploram oportunidades ao máximo;
  • Determinados e dinâmicos;
  • Dedicados;
  • Otimistas e apaixonados pelo que fazem;
  • Independentes, constroem o próprio destino;
  • Ficam ricos - este não é o principal objetivo, mas acreditam que o dinheiro é consequência  dosucesso dos negócios;
  • Líderes e formadores de equipe;
  • São bem relacionados (networking);
  • Organizados;
  • Planejam;
  • Possuem conhecimento - aprendem continuamente, sedentos pelo saber;
  • Assumem riscos calculados;
  • Criam valor para a sociedade.

Este trabalho foi apresentado no ENEAD (Encontro Nacional de Administração) no primeiro semestre de 2009, resultado de pesquisa iniciada  no segundo semestre de 2008. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário