terça-feira, 19 de julho de 2011

Pesquisa de Clima e Comprometimento Organizacional nos Hospitais Universitários da UFC

Climate Research and Organizational Commitment in University Hospitals of UFC




rinepeEsta pesquisa veio a identificar aspectos positivos e negativos acerca do contexto laboral destes hospitais (HUWC e MEAC). Realizada de dezembro de 2010 a março de 2011 com mais de 500 questionários respondidos.
rinepeDaremos uma breve explicação sobre clima e comprometimento antes de apresentar os resultados da pesquisa em si.

Clima Organizacional
rinepeA definição mais usada de Clima Organizacional é a de um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.
rinepeClima Organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

Comprometimento Organizacional
rinepeDiversos autores ressaltam a importância do estudo e analise de aspectos como comprometimento organizacional no contexto das organizações. O comprometimento organizacional deve ser compreendido como o vinculo que um indivíduo tem com a organização em que trabalha.
rinepeEsse vínculo se relaciona ao envolvimento psicológico do individuo com os diversos aspectos de seu ambiente de trabalho e pode ter implicações práticas para sua permanência e desenvolvimento na instituição.
rinepeNesse sentido, é fundamental que o comprometimento organizacional seja investigado a fim de que possam ser traçadas estratégias que visem melhorias nas relações pessoais e de trabalho nas organizações e a garantia da qualidade da vida no trabalho.

Importância
rinepeVir a ter conhecimento sobre a satisfação dos funcionários através do clima e comprometimento organizacional é importante para indicar e apoiar as decisões dos gestores, mensurar como está a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores. Assim, se a qualidade do trabalho for pobre, conduzirá à alienação do empregado e à insatisfação, à má vontade, ao declínio da produtividade, à comportamentos contraproducentes (como absenteísmo, rotatividade, roubo, sabotagem, militância sindical etc.) e também de estabelecer referências confiáveis sobre um ambiente específico para implementar ações, onde cresça a motivação, gerando um espírito participativo, efetivo, levando a empresa a atingir excelentes níveis de produtividade e comprometimento.

Resultados – considerações finais

1-Clima:
rinepeFoi possível caracterizar a amostra a partir de características como tipo de
vínculo institucional, tempo de serviço, nível do cargo e grau de instrução.




rinepeEntre os aspectos mais citados como fatores que interferem na percepção de
laborais. clima estão aqueles relacionados a fatores de higiene, bem como salários e fatores de motivação como relações de liderança.




2-Comprometimento:
rinepeA amostra foi caracterizada partir de aspectos como nível do cargo, tempo de serviço, grau de instrução e vínculo institucional.



rinepePercebe-se uma avaliação positiva na maior parte dos itens relativos ao aspecto Comprometimento Organizacional, atentando-se para alguns onde houve certo equilíbrio entre concordância e discordância.




rinepeO bloco J de afirmativas apresentou todos os seus itens avaliados como
positivos, destacando-se o resultado de 97,2%.





rinepeTal pesquisa foi apresentada no CONPSI(Congresso Norte Nordeste de Psicologia) juntamente com o projeto RINEPE em si.

Banner sobre Clima organizacional.

Apresentação do Banner sobre Comprometimento Organizacional

Apresentação do Banner do projeto RINEPE


Nenhum comentário:

Postar um comentário