quarta-feira, 17 de junho de 2020

A saúde do trabalhador no contexto de uma pandemia: atitudes das empresas durante as fases de reabertura do comércio e algumas reflexões

Após dois meses intensos de combate à pandemia no Brasil, muitos estados lançaram planos para a reabertura gradual de setores do comércio, fechados mediante medidas de isolamento social decretadas com o objetivo de diminuir a contaminação simultânea de pessoas e preservar a capacidade de atendimento da rede de saúde. A reabertura do comércio gerou opiniões divergentes entre os brasileiros, uma vez que grande parte das propostas foi lançada no mês de maio, momento em que o Brasil registrava os mais elevados números de casos e óbitos desde o início da pandemia no país (CORONAVÍRUS BRASIL, 2020).

Localmente falando, Fortaleza (CE), atualmente, tem a menor taxa de transmissão desde o início da pandemia, segundo dados do Governo do Estado do Ceará analisados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Entretanto, sabe-se que a reabertura do comércio pode ocasionar uma nova onda de casos, pondo em risco a capacidade das redes de saúde e, consequentemente, a vida do povo brasileiro.

Situações como as relatadas por funcionários de shoppings de Curitiba ao site de jornalismo Plural, como a alta circulação do grupo de risco, uso incorreto das máscaras de proteção e aglomerações não fiscalizadas, são cotidianamente noticiadas nos veículos de informação. Dessa forma, muitos trabalhadores que voltaram às atividades presenciais se sentem inseguros por sua saúde e também das pessoas com quem moram. Sabemos que a nossa segurança, nesse momento, depende muito das atitudes do outro e é importante que as pessoas observem que agir de acordo com as normas de segurança em estabelecimentos comerciais é agir com respeito aos profissionais que estão ali para atender as suas necessidades. Por isso, é fundamental que empresas, funcionários e clientes observem e respeitem as medidas sanitárias de proteção, determinadas pelos órgãos de saúde e reforçadas por órgãos do governo.

Além dos protocolos gerais que as empresas e serviços devem observar e implementar para um funcionamento mais seguro, o Governo do Ceará lançou protocolos setoriais, que listam um conjunto de medidas preventivas adequadas ao tipo de ocupação e serviço liberado para atuar durante a pandemia. Para saber quais são, acesse: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=396237.

Para exemplificar, selecionamos algumas das medidas adotadas por empresas e serviços que voltaram a atuar para cumprir os protocolos de reabertura e resguardar a saúde de seus funcionários e clientes. Veja nas imagens.












Nenhum comentário:

Postar um comentário