segunda-feira, 7 de maio de 2012

O CONCEITO DE COMPETÊNCIA NO TRABALHO À LUZ DO PROJETO IMBA

Antônio Caubi Ribeiro Tupinambá

Elisangela de Castro Freitas Oliveira

Francisca Talitta Muniz Saboya

Renata Martins Dias d'Ávila

Este estudo nasce das reflexões e práticas no âmbito organizacional sobre competências para o trabalho, especificamente, competências adequadas e ideais para os colaboradores, a consecução de objetivos organizacionais e suas relações com as definições e utilizações do conceito no âmbito do Projeto IMBA sobre competências para o trabalho. Tendo em vista a relevância desses construtos para a compreensão dos novos desafios de trabalho uma vez que atuamos em um ambiente cercado de demandas por competências individuais, observou-se a necessidade de um aprofundamento conceitual na área por meio de uma pesquisa em um contexto e situação organizacional relacionada com o Projeto IMBA sobre competências para a adequação profissional no trabalho. O Projeto IMBA traz definições sobre competências e sua forma de aplicação na busca da adequação de pessoas aos seus postos de trabalho que foram o ponto de partida do presente estudo. Foram mapeadas algumas perguntas teóricas baseadas na teoria vigente e no próprio projeto nomeado para realização desta pesquisa, assim resumidas: questões sobre as transformações no mundo do trabalho, o próprio conceito de competência e sua inserção nos novos paradigmas organizacionais e a forma de identificação e operacionalização de competências no nível individual. Após uma abordagem de cunho teórico através de contribuições de diversas naturezas e em especial a partir do projeto IMBA, foram aplicados um questionário e uma entrevista com os temas mencionados, cujos dados levantados tiveram tratamento qualitativo para subsequente análise. Foi possível identificar determinadas competências relevantes para cada grupo de colaboradores na organização pesquisada e a respectivas percepções desses colaboradores sobre a forma de seleção dessas competências. A partir do projeto IMBA se deu um mapeamento das competências na situação real de trabalho abordada. O conceito, conforme descrito e trabalhado no projeto IMBA pode ser transposto para a realidade organizacional local e ajudou no mapeamento de competências e na sua análise pelos colaboradores participantes. Pode-se afirmar que o estudo conseguiu alcançar o objetivo de relacionar o tema das competências, a partir da análise de uma situação real organizacional, com os instrumentos do projeto IMBA, contribuindo para a discussão da relevância e abordagem do tema, bem como sua operacionalização.



P.S.: Trabalho aprovado e apresentado no V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, dia 04/05.
Francisca Talitta Muniz Saboya (aluna do Mestrado de Psicologia da UFC)

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