segunda-feira, 7 de maio de 2012

QUALIFICAÇÕES CHAVES, DIMENSÕES PSICOSSOCIAIS E COMPETÊNCIA À LUZ DO PROJETO IMBA

Antônio Caubi Ribeiro Tupinambá

Elisangela de Castro Freitas Oliveira

Francisca Talitta Muniz Saboya

O projeto IMBA teve origem nos estudos e trabalhos realizados em organizações alemãs com a finalidade de viabilizar solução para a dificuldade de adaptação e colocação de pessoas no ambiente de trabalho. Em sua constituição, abrange as qualificações chaves que podem ser entendidas através de duas perspectivas: como fatores psicossociais e no âmbito das competências individuais. Limongi França (2009) apresenta uma visão biopsicossocial no contexto do trabalho que serviu de base de análise e agrupamento destas qualificações chaves em fatores psicossociais do IMBA, compreendendo os trabalhadores como seres integrados nessas dimensões. As qualificações chaves do IMBA foram mapeadas de acordo com as definições da visão biopsicossocial dando ênfase na dimensão psicológica e na dimensão social. Ao serem abordadas como fatores de competência no contexto do trabalho, as qualificações chaves contribuem para a definição e identificação de perfis de capacidades psíquicas e sociais. A partir desta perspectiva, em conjunto com a proposta teórica do IMBA, foi desenvolvida uma pesquisa piloto de natureza qualitativa em uma organização do segmento público com o objetivo de apresentar uma nova ferramenta que auxilie na identificação de competências individuais. As qualificações-chaves embasaram teoricam ente a construção de um questionário de competências que foi aplicado como pré-teste. O grupo pesquisado foi composto por colaboradores de nível gerencial, estratégico (especialistas) e operacional, buscando investigar a partir da percepção destes colaboradores, quais as competências necessárias ao grupo de servidores pesquisados e verificando também a adequação da tradução e compreensão do instrumento referente às qualificações chaves. Em seguida, foi aplicada uma entrevista semi-estruturada a fim de coletar dados sobre as competências que apresentaram maior tendência para cada nível do grupo pesquisado e a interpretação dos dados foi feita através da análise de conteúdo. Como resultado, constatou-se que as competências que tiveram maior ênfase nos três níveis foram: iniciativa, capacidade de comunicação, solução de problemas e pontualidade. A partir dos dados apresentados, pretende-se facilitar a operacionalização de metodologias que auxiliem na identificação de competências no nível individual. Diante desse entendimento, conclui-se que o alinhamento entre os estudos da visão psicossocial, competências e  IMBA sugere a obtenção de indicativos para a construção de saberes e práticas no âmbito da psicologia organizacional e do trabalho.


P.S.: Trabalho aprovado e apresentado no V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, dia 05/05.

Francisca Talitta Muniz Saboya (aluna do Mestrado de Psicologia da UFC)



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