Antônio Caubi Ribeiro Tupinambá
Elisangela de Castro Freitas
Oliveira
Francisca Talitta Muniz Saboya
O
projeto IMBA teve origem nos estudos e trabalhos realizados em organizações
alemãs com a finalidade de viabilizar solução para a dificuldade de adaptação e
colocação de pessoas no ambiente de trabalho. Em sua constituição, abrange as
qualificações chaves que podem ser entendidas através de duas perspectivas:
como fatores psicossociais e no âmbito das competências individuais. Limongi
França (2009) apresenta uma visão biopsicossocial no contexto do trabalho que serviu
de base de análise e agrupamento destas qualificações chaves em fatores
psicossociais do IMBA, compreendendo os trabalhadores como seres integrados
nessas dimensões. As qualificações chaves do IMBA foram mapeadas de acordo com
as definições da visão biopsicossocial dando ênfase na dimensão psicológica e
na dimensão social. Ao serem abordadas como fatores de competência no contexto
do trabalho, as qualificações chaves contribuem para a definição e
identificação de perfis de capacidades psíquicas e sociais. A partir desta perspectiva, em
conjunto com a proposta teórica do IMBA, foi desenvolvida uma pesquisa piloto
de natureza qualitativa em uma organização do segmento público com o objetivo de
apresentar uma nova ferramenta que auxilie na identificação de competências
individuais. As qualificações-chaves embasaram teoricam ente a construção de um
questionário de competências que foi aplicado como pré-teste. O grupo
pesquisado foi composto por colaboradores de nível gerencial, estratégico
(especialistas) e operacional, buscando investigar a partir da percepção destes
colaboradores, quais as competências necessárias ao grupo de servidores
pesquisados e verificando também a adequação da tradução e compreensão do
instrumento referente às qualificações chaves. Em seguida, foi aplicada uma
entrevista semi-estruturada a fim de coletar dados sobre as competências que
apresentaram maior tendência para cada nível do grupo pesquisado e a
interpretação dos dados foi feita através da análise de conteúdo. Como
resultado, constatou-se que as competências que tiveram maior ênfase nos três
níveis foram: iniciativa, capacidade de comunicação, solução de problemas e
pontualidade. A partir dos dados apresentados, pretende-se facilitar a
operacionalização de metodologias que auxiliem na identificação de competências
no nível individual. Diante desse entendimento, conclui-se que o alinhamento
entre os estudos da visão psicossocial, competências e IMBA sugere a obtenção de indicativos para a
construção de saberes e práticas no âmbito da psicologia organizacional e do
trabalho.
P.S.: Trabalho aprovado e apresentado no V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, dia 05/05.
P.S.: Trabalho aprovado e apresentado no V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, dia 05/05.
Francisca Talitta Muniz Saboya (aluna do Mestrado de Psicologia da UFC)
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