segunda-feira, 31 de maio de 2021

Entrevista com ex-bolsista RINEPE Thiago Pinto, formado em Administração.

 Entrevista ex-bolsista Thiago Pinto

 


01. Em que ano você foi bolsista do RINEPE e qual a sua forma de ingresso?


Início de 2008 fui aluno do Dr. Antonio Caubi no curso de Administração de Empresa na cadeira de Introdução à Psicologia e final de 2008 surgiu um projeto coordenado pelo mesmo para desenvolvermos pesquisas sobre como a organização empresarial influenciava no sucesso e longevidade das empresas. Nessa ocasião, o professor convidou os alunos para explicar sobre o projeto e aos que compareceram selecionou 4 pessoas para iniciar a pesquisa.   


02. Qual a sua formação, em que semestre você ingressou no RINEPE e de que modo esse projeto se relaciona com ela?


Sou bacharel em Administração de Empresas e ingressei no RINEPE final de 2008 no meu 3° semestre. Incialmente como bolsista CNPq e depois como bolsista do projeto.


03. O que te motivou a participar do projeto?

O que mais me motivou a participar do projeto foi a possibilidade de unir a parte teórica da faculdade com o que realmente o mercado era na prática, como funcionava, através das pesquisas, coletas e análise de dados.


04. O grupo era multidisciplinar? Você recorda o curso dos seus colegas? Se sim, como isso contribuiu para você e na elaboração das atividades?

Na minha época o grupo era formado por estudantes de administração de empresas, mas com a continuação do projeto foi natural a união multidisciplinar para o melhor andamento do projeto.

Dos colegas que participaram na minha época, posso citar: João Araripe – hoje ele é Policial Federal e Mestre em Administração; Isabella Barbosa – Gerente de contas no setor bancário, Douglas Heimbecker – Mestre em Administração e Youtuber.

05. Foi a sua primeira vivência de trabalho em equipe? Como foi essa experiência com os profissionais do RINEPE?


Foi uma das minhas primeiras experiências em equipe. Nosso trabalho inicialmente foi de campo, fazendo entrevista com empresários, e depois tivemos a parte de consolidação de dados através do programa científico de dados SPSS.

Tivemos um excelente trabalho em equipe o que me rendeu muitas conquistas!

06. Como era a sua rotina no projeto e o que você mais gostou de desempenhar? Você participou de eventos, cursos, pesquisas?


Nosso trabalho inicialmente foi de campo fazendo entrevista com empresários. Coletávamos entrevistas na Faculdade CDL e depois tivemos a parte de consolidação de dados através do programa SPSS, divididos na semana e aos sábados.

07. De que forma o RINEPE contribuiu para a sua entrada no mercado de trabalho e em experiências internacionais?


Com o desenvolvimento da pesquisa do RINEPE e a elaboração de banner e artigos para apresentação dos resultados minha vida acadêmica foi direcionada a apresentação desses dados em feiras de Administração e semana cientifica da UFC.

Desse modo, meu currículo passou a ter diferencial de mercado e também no mundo acadêmico, por ter participado de encontros científicos, fiquei elegível para concorrer bolsas de estudos a nível de graduação. No início de 2010, eu recebi a notícia de aprovação para bolsa de estudos na Alemanha, como bolsista ERASMUS MUNDUS 17 – Intercâmbio de parceria entre UFC e a universidade de Justus Liebig. Era projeto de seleção criteriosa que custeava integralmente os estudos na Alemanha e tinha como objetivo a capacitação do aluno para fazer o diferencial no futuro, no período de agosto de 2010 a março de 2011.

08. No momento atual de sua carreira, você trabalha com algum dos temas abordados no projeto?


Após me formar em Administração, eu fiz Mba em Gestão Comercial e Mba em DW e Business. 

Atualmente sou coordenador comercial de uma indústria de elástico para lingeries e 
estou desenvolvendo processos internos e melhorias no sistema da empresa.


09. No projeto, estamos realizando somente trabalho remoto. Como está a execução do seu trabalho atual no contexto da pandemia?


Por trabalhar em indústria – o Decreto liberou o trabalho presencial. Estamos funcionando normalmente.


10. Você gostaria de deixar alguma mensagem para os bolsistas atuais?


“Nem tudo na vida acontece do jeito que planejamos e às vezes temos que fazer coisas de que não gostamos para atingir projetos futuro. Portanto, siga em frente e seja resiliente nos seus objetivos e nunca deixe ninguém dizer que você não é capaz.”

Uma dica é: faça curso de Excel e Inglês. Essenciais para o mercado hoje em dia.



segunda-feira, 24 de maio de 2021

Atividades do Grupo de Estudo sobre Covid-19 e Trabalho.

 O Grupo de Estudos sobre Covid-19 e Trabalho é promovido pelo RINEPE, possui encontros quinzenais e iniciou em agosto de 2020. Diversos artigos com a temática principal tratada são lidos e discutidos, trazendo novas reflexões sobre a situação atual da pandemia de Covid-19 e sua relação com o trabalho.



Para mais informações, acesso o link: http://projetorinepe.blogspot.com/2021/02/o-grupo-de-estudos-sobre-covid-19-e.html?m=1

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Serviço de Informações para MEI e PMEs - FACILITAÇÃO DE ACESSO A CRÉDITO

Continuando nosso serviço de informações para MEI e PMEs, nosso segundo destaque da semana é a facilitação de acesso a crédito através da dispensa de algumas documentações.





Link Senado
MP autoriza bancos a dispensar exigências para liberar empréstimos. Senado Federal. Disponível <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/02/10/mp-autoriza-bancos-a-dispensar-exigencias-de-clientes-para-contratar-emprestimos>. Acesso em: 10 Mai 2021.

Link Imprensa Nacional
 ‌IMPRENSA NACIONAL. MEDIDA PROVISÓRIA No 1.028, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2021 - DOU - Imprensa
Nacional.In.gov.br.Disponível<https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-1.028-de-9-de-fevereiro-de-2021-303002340>. Acesso em: 10 Mai 2021

terça-feira, 18 de maio de 2021

Serviço de Informações a MEIs e PMEs - PROJETO DE DIGITALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS

 A Equipe da RINEPE presta um suporte a MEIs e PMEs por meio de informações para auxiliar o seu desenvolvimento através do acesso a oportunidades. O destaque dessa semana é a oportunidade de PMEs participarem de um projeto de digitalização dos seus negócios, promovido pelo IEL-FIEC.




segunda-feira, 17 de maio de 2021

DIVULGAÇÃO DE VAGAS DE EMPREGO

A EQUIPE DA RINEPE SELECIONA E DIVULGA PERIODICAMENTE VAGAS DE EMPREGO E ESTÁGIO EM DIVERENTES ÁREAS. A SEGUIR, ENCONTRAM-SE AS VAGAS ANUNCIADAS.

















quinta-feira, 13 de maio de 2021

Planejamento Estratégico Participativo 2021 RINEPE


 No dia 6 de maio, o RINEPE fez seu Planejamento Estratégico para planejar suas atividades e estabelecer as metas do ano de 2021. O planejamento foi construído de forma participativa, estavam presentes a coordenadora do RINEPE Raquel Feitosa, o colaborador Adauto Montenegro, a ex bolsista do RINEPE Nataly Alves, as bolsistas atuais Vitória do Carmo, Amanda Queiroz e o voluntário extensionista do RINEPE Joel Isaac.

O Planejamento Estratégico teve como facilitadora a ex-bolsista de extensão Nataly Alves, acadêmica do 9° semestre de da Psicologia UFC.




segunda-feira, 10 de maio de 2021

Entrevista com ex-bolsista RINEPE, Maria Kelviane Freitas da Silva, formada em psicologia.

    A Equipe RINEPE realizou mais uma entrevista, desta vez com a ex-bolsista Kelviane Freitas formada em Psicologia pela UFC. Toda a equipe RINEPE agradece a disponibilidade da Psicóloga Kelviane, em compartilhar suas experiências acadêmicas e profissionais.



01. Em que ano você foi bolsista e qual a sua forma de ingresso?


Durante os anos de 2016 e 2017. Fui bolsista do RINEPE e do Pólis, respectivamente. Também colaborei com as atividades da Revista de Psicologia, sempre que possível.


02. Qual a sua formação, em que semestre você ingressou e de que modo o RINEPE e a Revista se relacionam com ela?

Minha formação é Psicologia. Acredito que estava no segundo semestre da graduação quando iniciei como bolsista do RINEPE. Na verdade, fui designada para o projeto RINEPE,  já que participei do processo seletivo da Bolsa de Iniciação Acadêmica (vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis). Lá encontrei pessoas muito competentes e comprometidas com seus trabalhos. Aprendi muito sobre a gestão de um núcleo com estudos e pesquisas, bem como sobre processos de organização de uma revista eletrônica. 


03. O que te motivou a participar dos projetos?


Como mencionado acima, não tinha conhecimento prévio sobre minha participação no RINEPE/Revista. Mas minha permanência se deu pela oportunidade de aprender coisas novas com profissionais já bem experientes (Prof. Caubi Tupinambá e Psicóloga Raquel Libório). A equipe certamente influenciou muito meu tempo de permanência nesses projetos.


04. O grupo era multidisciplinar? Você recorda o curso dos seus colegas? Se sim, como isso contribuiu para você e na elaboração das atividades?


Pelo que recordo, na minha época a equipe era composta por bolsistas do curso de psicologia e administração. A troca de experiencias entre cursos é sempre muito válida. As pessoas do curso de administração tinham muitos conhecimentos sobre processos organizativos e de gestão, enquanto nós da psicologia tínhamos um bom domínio sobre relações interpessoais, mediação de conflitos, saúde do trabalhador e políticas públicas, entre outros assuntos. Os saberes se complementavam de uma forma muito potente.


05. Foi a sua primeira vivência de trabalho em equipe? Como foi essa experiência com os profissionais do RINEPE e da Revista?


Em contexto universitário, sim. Foi minha primeira experiência em equipe. Sempre foi o modo de trabalho que acreditei ser o melhor, mais enriquecedor e produtivo. No RINEPE/Revista sempre fomos estimulados a desenvolver múltiplas habilidades de forma processual. Foi um ótimo local para viver essa experiência.


06. Como era a sua rotina nos projetos e o que você mais gostou de desempenhar? Você participou de eventos, cursos, pesquisas?


Sempre tive carga horária de 12h semanais. A coordenação sempre se mostrou muito flexível e aberta quanto a esse horário. Com o tempo, fomos vendo nossas necessidades e adaptando sempre que possível. Nunca tive problemas em precisar me ausentar para resolver problemas pessoais. Assim como não via problema em ajudar para além do meu horário formal. A rotina se construía de maneira bem dialógica. Em ambos os anos apresentei trabalhos nos Encontros Universitários da própria UFC.

07. De que forma o RINEPE e a Revista contribuíram para a sua entrada no mercado de trabalho?

Com certeza colaboraram para minha postura enquanto profissional. Também colaboraram para construir uma boa rede de contatos. Tenho relações estabelecidas desde então com ótimos profissionais. Diversas habilidades, como análise e edição de textos científicos, organização de evento científico (A conjuntura internacional: globalização e conservadorismo), submissão em periódicos, comunicações formais, escrita acadêmica, participação em palestras sobre “Cenários do Trabalho”, que entre outras habilidades essenciais também contam como grande aprendizado obtido nessa experiência.


08. No momento atual de sua carreira profissional, você trabalha com algum dos temas abordados nos projetos?


Trabalho na saúde pública, o que de alguma forma entra em contato com as temáticas da Revista de Psicologia e do Pólis. Quanto ao escopo do RINEPE, seria uma relação mais indireta com questões de saúde pública que se desenvolvam em alguma atividade específica de saúde do trabalhador e qualidade de vida no trabalho.


09. Nos projetos, estamos realizando somente trabalho remoto. Como está a execução do seu trabalho atual no contexto da pandemia?


Atualmente sou psicóloga residente em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Minhas atividades têm acontecido de forma presencial, na maior parte das vezes. Momentos como reuniões, aulas e outros que se tornam necessários e viáveis são realizados remotamente.


10. Você gostaria de deixar alguma mensagem para os bolsistas atuais?


Abram-se para a experiência. Tudo o que vivemos é aprendizado, mesmo o que pensamos não ser e/ou não gostamos. Se permitir viver e aprender nos espaços que se apresentam para nós é um dos grandes privilégios da experiência acadêmica. Também diria que se aproximem-se bastante dessa pessoa fantástica e competentíssima que é a Raquel Libório. Ela é uma pessoa adorável, muito forte, inteligente e sempre disposta a ajudar. É uma grande profissional.



terça-feira, 4 de maio de 2021

Conheça mais sobre a RINEPE

 


A RINEPE (Rede Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Liderança e Empreendedorismo) Criada em 2007, surgiu com o intuito de estudar e esclarecer a relevância das micro e pequenas empresas nos contextos locais, incentivar atividades adequadas para a promoção desse segmento empresarial, incluindo a pesquisa, treinamento por meio de um diálogo interdisciplinar nacional e internacional.
Com o seu desenvolvimento, a RINEPE passou a atuar também em organizações públicas e privadas, além das PMEs. Suas atividades focalizam temas como: Liderança, Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, Saúde do trabalhador, Comprometimento Organizacional, etc.



segunda-feira, 3 de maio de 2021

Equipe RINEPE tem artigo aprovado para publicação na Cadernos EBAPE/FGV


Equipe RINEPE tem artigo aprovado para publicação na Cadernos EBAPE/FGV sob título: É possível encontrar inovação gerencial e práticas de de gestão de pessoas voltadas à inovação em universidades federais?

O artigo encontra-se disponível na seção Early Review do site:

http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/83678