segunda-feira, 31 de maio de 2021

Entrevista com ex-bolsista RINEPE Thiago Pinto, formado em Administração.

 Entrevista ex-bolsista Thiago Pinto

 


01. Em que ano você foi bolsista do RINEPE e qual a sua forma de ingresso?


Início de 2008 fui aluno do Dr. Antonio Caubi no curso de Administração de Empresa na cadeira de Introdução à Psicologia e final de 2008 surgiu um projeto coordenado pelo mesmo para desenvolvermos pesquisas sobre como a organização empresarial influenciava no sucesso e longevidade das empresas. Nessa ocasião, o professor convidou os alunos para explicar sobre o projeto e aos que compareceram selecionou 4 pessoas para iniciar a pesquisa.   


02. Qual a sua formação, em que semestre você ingressou no RINEPE e de que modo esse projeto se relaciona com ela?


Sou bacharel em Administração de Empresas e ingressei no RINEPE final de 2008 no meu 3° semestre. Incialmente como bolsista CNPq e depois como bolsista do projeto.


03. O que te motivou a participar do projeto?

O que mais me motivou a participar do projeto foi a possibilidade de unir a parte teórica da faculdade com o que realmente o mercado era na prática, como funcionava, através das pesquisas, coletas e análise de dados.


04. O grupo era multidisciplinar? Você recorda o curso dos seus colegas? Se sim, como isso contribuiu para você e na elaboração das atividades?

Na minha época o grupo era formado por estudantes de administração de empresas, mas com a continuação do projeto foi natural a união multidisciplinar para o melhor andamento do projeto.

Dos colegas que participaram na minha época, posso citar: João Araripe – hoje ele é Policial Federal e Mestre em Administração; Isabella Barbosa – Gerente de contas no setor bancário, Douglas Heimbecker – Mestre em Administração e Youtuber.

05. Foi a sua primeira vivência de trabalho em equipe? Como foi essa experiência com os profissionais do RINEPE?


Foi uma das minhas primeiras experiências em equipe. Nosso trabalho inicialmente foi de campo, fazendo entrevista com empresários, e depois tivemos a parte de consolidação de dados através do programa científico de dados SPSS.

Tivemos um excelente trabalho em equipe o que me rendeu muitas conquistas!

06. Como era a sua rotina no projeto e o que você mais gostou de desempenhar? Você participou de eventos, cursos, pesquisas?


Nosso trabalho inicialmente foi de campo fazendo entrevista com empresários. Coletávamos entrevistas na Faculdade CDL e depois tivemos a parte de consolidação de dados através do programa SPSS, divididos na semana e aos sábados.

07. De que forma o RINEPE contribuiu para a sua entrada no mercado de trabalho e em experiências internacionais?


Com o desenvolvimento da pesquisa do RINEPE e a elaboração de banner e artigos para apresentação dos resultados minha vida acadêmica foi direcionada a apresentação desses dados em feiras de Administração e semana cientifica da UFC.

Desse modo, meu currículo passou a ter diferencial de mercado e também no mundo acadêmico, por ter participado de encontros científicos, fiquei elegível para concorrer bolsas de estudos a nível de graduação. No início de 2010, eu recebi a notícia de aprovação para bolsa de estudos na Alemanha, como bolsista ERASMUS MUNDUS 17 – Intercâmbio de parceria entre UFC e a universidade de Justus Liebig. Era projeto de seleção criteriosa que custeava integralmente os estudos na Alemanha e tinha como objetivo a capacitação do aluno para fazer o diferencial no futuro, no período de agosto de 2010 a março de 2011.

08. No momento atual de sua carreira, você trabalha com algum dos temas abordados no projeto?


Após me formar em Administração, eu fiz Mba em Gestão Comercial e Mba em DW e Business. 

Atualmente sou coordenador comercial de uma indústria de elástico para lingeries e 
estou desenvolvendo processos internos e melhorias no sistema da empresa.


09. No projeto, estamos realizando somente trabalho remoto. Como está a execução do seu trabalho atual no contexto da pandemia?


Por trabalhar em indústria – o Decreto liberou o trabalho presencial. Estamos funcionando normalmente.


10. Você gostaria de deixar alguma mensagem para os bolsistas atuais?


“Nem tudo na vida acontece do jeito que planejamos e às vezes temos que fazer coisas de que não gostamos para atingir projetos futuro. Portanto, siga em frente e seja resiliente nos seus objetivos e nunca deixe ninguém dizer que você não é capaz.”

Uma dica é: faça curso de Excel e Inglês. Essenciais para o mercado hoje em dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário