quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Projeto "Na Biblioteca com": Professor Omar Aktouf #7

Educação e Democracia, IQ Collectif. FQA.


Em nossa segunda postagem de obras do professor Omar Aktouf, vamos falar um pouco sobre “Educação e Democracia: entre indivíduo e sociedade”. Publicado no início dos anos 2000 e organizado pelo professor Mehran Ebrahimi, o livro tem a participação de Aktouf para a discussão da temática. Nesta obra, os autores discorrem sobre o alarmante analfabetismo em países industrializados, fenômeno crescente que os professores tentam explicar ao analisar as pessoas que estão incluídas neste grupo e quais razões sociopolíticas as levaram até ali. A seguir, apresentamos a sinopse completa do livro do professor.

“Falar sobre analfabetismo no início do ano 2000, principalmente em países ricos e altamente industrializados, pode parecer um assunto do passado cuja relevância ainda precisa ser comprovada. O progresso dos países industrializados é geralmente atribuído aos esforços iniciados há décadas nas áreas de educação, saúde e harmonia social. E ainda hoje, o número de analfabetos nos países industrializados é estimado em quase 20%. Isso significa que uma em cada cinco pessoas têm grandes dificuldades de leitura, escrita e aritmética. A maioria desses analfabetos não são idosos, mas pessoas entre 16 e 55 anos. Como explicar esse fenômeno crescente? Quem são essas pessoas que o sistema como um todo abandonou? Razões sociopolíticas, um sistema educacional que contribui a seu modo para o problema e razões baseadas nos valores das pessoas se cruzam aqui. Autores renomados se reuniram para discutir o assunto. Este livro transmite sua mensagem. Que este coletivo contribua para destruir este flagelo social moderno do analfabetismo.”


REFERÊNCIA

Omar Aktouf. Education et démocratie: entre individu et société. Acesso em: 15 de set de 2020. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Education-d%C3%A9mocratie-Omar-Aktouf/dp/2922417077/ref=sr_1_2?dchild=1&qid=1600258157&refinements=p_27%3AOmar+Aktouf&s=books&sr=1-2.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário