Raquel Libório Feitosa
Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá
Adauto de Vasconcelos Montenegro
Humberto Ítalo Linhares Miná
O sistema
púbico de saúde e suas instituições hospitalares são estruturas complexas que
comportam relações e características bastante peculiares. Considerando tais
aspectos, é de fundamental importância a análise do clima organizacional nestas
instituições. Clima organizacional pode ser entendido como um fenômeno
resultante da integração dos elementos da cultura, como preceitos, caráter e
tecnologia, dentro de uma organização. Decorre, por conseguinte, do peso dos
efeitos de cada um desses elementos culturais, valores, políticas, tradições,
estilos gerenciais, comportamentos, expressões dos indivíduos envolvidos e
também é oriundo do conjunto de instrumentos, conhecimentos e processos
operacionais da organização. O estilo de gestão motiva diferentemente os atores
e influencia o clima organizacional. A distância hierárquica, isto é, a relação
superior/subordinado determina o estilo de gestão que não possui relação apenas
com características próprias do líder, mas também com o contexto no qual o
gestor e sua equipe estão inseridos.
Atentando para tais conceitos, uma pesquisa de clima organizacional foi realizada em um complexo hospitalar universitário. A pesquisa de caráter quantitativo teve amostra calculada sobre margem de erro de 3,5% e intervalo de confiança de 95%, de forma que no universo de aproximadamente 2600 trabalhadores, cerca de 520 responderam os questionários. O presente trabalho teve como objetivo verificar as diferentes percepções do estilo de gestão, a partir da análise das questões referentes a este aspecto, selecionadas do questionário completo do estudo de clima organizacional. Foram analisadas as percepções dos estilos de gestão, comparando os três tipos de vínculo empregatício do complexo hospitalar: a) servidor público federal, b) vínculo empregatício CLT e c) vínculo terceirizado. Os resultados mostraram diferenças significativas no tocante à percepção de comportamentos “autoritários”, “negligentes”, “democráticos” e “de reconhecimento” e “de orientação” das chefias imediatas e diretoria geral do complexo hospitalar. A diretoria geral foi percebida pelos funcionários de vínculo federal como mais propensa a apresentar comportamentos pouco democráticos, enquanto os funcionários de vínculo celetista apontaram esse mesmo aspecto e ainda se destacando na percepção da diretoria como negligente. Os trabalhadores de vínculo terceirizado percebem as chefias imediatas como mais autoritárias, negligentes e menos democráticas. No caso da avaliação das chefias imediatas, os vínculos federal e celetista trazem percepção similar considerando-as, em sua maioria, como democráticas. Os funcionários de vínculo terceirizado e os de vínculo celetista caracterizaram as lideranças ainda como oferecendo melhor orientação para as ações, enquanto os funcionários de vínculo federal se sentem mais facilmente reconhecidos em suas atividades.
P.S.: Trabalho aprovado e apresentado no V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, dia 05/05/2012.
Atentando para tais conceitos, uma pesquisa de clima organizacional foi realizada em um complexo hospitalar universitário. A pesquisa de caráter quantitativo teve amostra calculada sobre margem de erro de 3,5% e intervalo de confiança de 95%, de forma que no universo de aproximadamente 2600 trabalhadores, cerca de 520 responderam os questionários. O presente trabalho teve como objetivo verificar as diferentes percepções do estilo de gestão, a partir da análise das questões referentes a este aspecto, selecionadas do questionário completo do estudo de clima organizacional. Foram analisadas as percepções dos estilos de gestão, comparando os três tipos de vínculo empregatício do complexo hospitalar: a) servidor público federal, b) vínculo empregatício CLT e c) vínculo terceirizado. Os resultados mostraram diferenças significativas no tocante à percepção de comportamentos “autoritários”, “negligentes”, “democráticos” e “de reconhecimento” e “de orientação” das chefias imediatas e diretoria geral do complexo hospitalar. A diretoria geral foi percebida pelos funcionários de vínculo federal como mais propensa a apresentar comportamentos pouco democráticos, enquanto os funcionários de vínculo celetista apontaram esse mesmo aspecto e ainda se destacando na percepção da diretoria como negligente. Os trabalhadores de vínculo terceirizado percebem as chefias imediatas como mais autoritárias, negligentes e menos democráticas. No caso da avaliação das chefias imediatas, os vínculos federal e celetista trazem percepção similar considerando-as, em sua maioria, como democráticas. Os funcionários de vínculo terceirizado e os de vínculo celetista caracterizaram as lideranças ainda como oferecendo melhor orientação para as ações, enquanto os funcionários de vínculo federal se sentem mais facilmente reconhecidos em suas atividades.
P.S.: Trabalho aprovado e apresentado no V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, dia 05/05/2012.
Adauto de Vasconcelos Montenegro (estudante de graduação em Psicologia da UFC)
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