terça-feira, 8 de maio de 2012

PERCEPÇÃO DA GESTÃO PELOS FUNCIONÁRIOS EM DIFERENTES VÍNCULOS EMPREGATÍCIOS – ESTUDO DE CASO EM UM COMPLEXO HOSPITALAR



Raquel Libório Feitosa


Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá


Adauto de Vasconcelos Montenegro


Humberto Ítalo Linhares Miná

O sistema púbico de saúde e suas instituições hospitalares são estruturas complexas que comportam relações e características bastante peculiares. Considerando tais aspectos, é de fundamental importância a análise do clima organizacional nestas instituições. Clima organizacional pode ser entendido como um fenômeno resultante da integração dos elementos da cultura, como preceitos, caráter e tecnologia, dentro de uma organização. Decorre, por conseguinte, do peso dos efeitos de cada um desses elementos culturais, valores, políticas, tradições, estilos gerenciais, comportamentos, expressões dos indivíduos envolvidos e também é oriundo do conjunto de instrumentos, conhecimentos e processos operacionais da organização. O estilo de gestão motiva diferentemente os atores e influencia o clima organizacional. A distância hierárquica, isto é, a relação superior/subordinado determina o estilo de gestão que não possui relação apenas com características próprias do líder, mas também com o contexto no qual o gestor e sua equipe estão inseridos.
Atentando para tais conceitos, uma pesquisa de clima organizacional foi realizada em um complexo hospitalar universitário. A pesquisa de caráter quantitativo teve amostra calculada sobre margem de erro de 3,5% e intervalo de confiança de 95%, de forma que no universo de aproximadamente 2600 trabalhadores, cerca de 520 responderam os questionários. O presente trabalho teve como objetivo verificar as diferentes percepções do estilo de gestão, a partir da análise das questões referentes a este aspecto, selecionadas do questionário completo do estudo de clima organizacional. Foram analisadas as percepções dos estilos de gestão, comparando os três tipos de vínculo empregatício do complexo hospitalar: a) servidor público federal, b) vínculo empregatício CLT e c) vínculo terceirizado. Os resultados mostraram diferenças significativas no tocante à percepção de comportamentos “autoritários”, “negligentes”, “democráticos” e “de reconhecimento” e “de orientação” das chefias imediatas e diretoria geral do complexo hospitalar. A diretoria geral foi percebida pelos funcionários de vínculo federal como mais propensa a apresentar comportamentos pouco democráticos, enquanto os funcionários de vínculo celetista apontaram esse mesmo aspecto e ainda se destacando na percepção da diretoria como negligente. Os trabalhadores de vínculo terceirizado percebem as chefias imediatas como mais autoritárias, negligentes e menos democráticas. No caso da avaliação das chefias imediatas, os vínculos federal e celetista trazem percepção similar considerando-as, em sua maioria, como democráticas. Os funcionários de vínculo terceirizado e os de vínculo celetista caracterizaram as lideranças ainda como oferecendo melhor orientação para as ações, enquanto os funcionários de vínculo federal se sentem mais facilmente reconhecidos em suas atividades.




P.S.: Trabalho aprovado e apresentado no V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, dia 05/05/2012.

Adauto de Vasconcelos Montenegro (estudante de graduação em Psicologia da UFC)

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