Psicologia
alemã
Antonio
Caubi Ribeiro Tupinambá
Professor
visitante. Universidade de Lüneburg
(Alemanha)
É
fato que a Psicologia deve seu nome aos gregos e o seu nascimento científico
aos alemães. Sua mais importante corrente teórica, a psicanálise, também se
originou no mundo germânico. A Psicologia tem hoje, no seu país de nascimento,
um largo espaço de desenvolvimento, no qual se encontram temas e recursos
versados ao enfrentamento dos desafios da vida cotidiana. Pude testemunhar
essas tendências no 47o. Congresso da Sociedade Alemã de Psicologia, que
aconteceu nesse mês de setembro 2010 na cidade de Bremen. O nomeado congresso
reuniu cerca de 2.000 trabalhos, em sua maioria desenvolvidos no âmbito da
própria Alemanha ou em países de língua alemã, a exemplo da Áustria e da Suiça.
Praticamente todas as principais áreas da Psicologia moderna foram representadas
por meio desses quase 2.000 trabalhos, estando a área da Psicologia
Organizacional e do Trabalho em especial relevo, uma tendência que também pode
ser observada em outros países, inclusive no Brasil. Vale a pena ressaltar o
impacto e a transversalidade de temas acerca de recursos virtuais e da internet nas diferentes áreas abordadas
durante o congresso, especialmente no âmbito da formação e da educação de
jovens. Pesquisas sobre o assunto buscam desvendar os mistérios da relação de
jovens com esses meios e suas consequências para a formação do caráter. A idéia
da mídia virtual como recurso passivo e de pouca contribuição para o jovem em
comparação com suas experiências cotidianas concretas vem sendo revista e
reavaliada. Os recursos e os efeitos da experimentação, da construção da
autoimagem, das realizações pessoais simbólicas por meio da mídia virtual
encontram defensores e argumentos científicos antes restritos aos
relacionamentos sociais e interpessoais concretos. Facebook, MySpace, Orkut e outros networks exigem, segundo esses estudiosos, uma participação que pouco
tem a ver com a passividade característica de meios audiovisuais tradicionais.
Nessas redes os jovens seriam convocados a criar seus perfis, contar diferentes
histórias, construir cenários e participar de outras atividades sociais
relevantes para o processo de amadurecimento e para ajudar no enfrentamento de
dificuldades de exposição, comuns a membros desses grupos e nessa idade. O lado
problemático dos cybers espaços não é
ignorado por esses estudiosos. Uma vez se tratar de um espaço imaterial dentro
da realidade vivida, no mundo concreto, não se pode negar suas armadilhas e
seus riscos. Armadilhas e riscos semelhantes àqueles que oferecem a vida real.
Dada a sua importância e atualidade, o tema seguramente ocupará ainda por muito
tempo a Psicologia e os psicólogos em suas diferentes áreas e perspectivas.
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