quarta-feira, 26 de junho de 2024

Entrevista com a Profª. Drª. Janice Janissek

 


Legenda:

JJ – Janice Janissek - Entrevistada

EV – Entrevistador

 

EV – Profª. Janice Janissek, é um prazer tê-la conosco! Para iniciar, poderia nos falar um pouco da sua formação acadêmica, sua graduação e pós-graduação?

JJ –Eu que agradeço o convite.

Bom, sou graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas, tenho Mestrado em Administração pela Universidade federal de Santa Catarina e Doutorado em Administração pela Escola de Administração da UFBA. Considero que unir as duas áreas, ou seja, Psicologia e Administração foi fundamental para a minha trajetória acadêmica no campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho.  

 

EV - Sua experiência na área acadêmica é rica e vasta. Que atuações na sua trajetória profissional destaca?

JJ – Tive, basicamente 3 momentos que acabam definindo a minha trajetória acadêmica. O primeiro momento foi a minha inserção como docente, logo após o término do Mestrado, em Universidades particulares. Nessa experiência inicial tive a oportunidade de identificar e fortalecer as minhas habilidades como docente exclusivamente dedicada ao ensino de graduação e, mais tarde, ao ensino de Pós-graduação Latu Sensu. O segundo momento foi marcado pela minha inserção em Universidade Pública Federal. Nesse pois contexto, os desafios mudaram e, além da dedicação ao ensino na graduação e nos cursos Latu Sensu, começo a me dedicar às atividades de pesquisa. Ainda que bastante iniciais, a preocupação e dedicação com a pesquisa revelam a necessidade de me aprimorar mais e a necessidade de continuar a minha formação, ou seja, o curso de doutorado fica inadiável. Foi assim que ingressei no Curso de doutorado na UFBA, ainda com vínculo na Universidade Federal que ingressei. Após o término do doutorado, consegui redistribuição para a UFBA e foi alí que consolidei a dedicação às atividades de pesquisa e ao programa de Pós-Graduação em Psicologia. Atualmente inicio o preparo para a minha merecida aposentadoria. Nessa fase, a dedicação é planejar essa nova etapa da vida. Assim me encontro atualmente.

 

EV - Quais os maiores desafios já enfrentados?

JJ – Bom, foram vários. Mas entendo que os desafios enfrentados estão muito ligados com os momentos pelos quais passei e que descrevi anteriormente. Então, o primeiro desafio estava relacionado com a consolidação de ser uma professora. Sempre me preocupei muito com ministrar aulas que fossem interessantes para os alunos. Assim, sempre me dediquei a estar atualizada em relação a estratégias metodológicas participativas, onde o aluno fosse o protagonista do processo ensino-aprendizagem. No início esse desafio foi maior, mas não significa que ele deixou de estar presente em todos os demais momentos. Um segundo grande desafio foi estruturar a atividade de pesquisa, numa universidade onde esta esfera ainda era praticamente inexistente. Limitações de recursos, a falta de incentivos específicos para universidades que precisariam consolidar esta atividade e a própria cultura da organização foram algumas barreiras que representaram desafios importantes na minha trajetória. Depois, o outro desafio que destaco foi a inserção na Pós-Graduação Stricto Senso. As exigências aumentam, a pressão por publicação, o complexo processo que envolve a orientação dos estudantes deste nível de ensino se agregam a uma série de outras demandas que fazem parte do trabalho docente. Muitas vezes, desempenhar esse conjunto de atividades vem junto com estresse, cansaço e muitas pressões. Creio que o desafio aqui é buscar o equilíbrio entre a dedicação com a vida profissional e a vida pessoal. Nem sempre consegui tal equilíbrio.

 

EV - Fale um pouco sobre as suas principais publicações.

JJ – Destaco, inicialmente as publicações relativas à minha dissertação de mestrado e a tese de doutorado. Sem dúvida, foram as que mais esforço e dedicação foram demandados. Minha dissertação de mestrado pesquisou a relação entre nível de alcoolismo e as características do contexto de trabalho. Já no doutorado, o interesse se voltou para o tema da inovação gerencial. Pesquisei a inovação gerencial sob o prisma da cognição gerencial e este foi o tema que segue até hoje como meu interesse de pesquisa. Assim, dentro deste tema, minhas publicações se referem à explorar o uso de práticas inovadoras, principalmente no setor público. Nesse sentido tenho uma publicação que validou uma escala onde as organizações públicas podem fazer um levantamento dessas práticas. Vários outros artigos tem como foco a relação entre como o gestor pensa e as possíveis relações que tais pensamentos possuem com as suas práticas.

 

EV - Como surgiu a relação com o Programa RINEPE (Rede Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Liderança e Empreendedorismo)?

JJ –  A relação com o RINEPE iniciou a partir do contato que tive com o professor Antonio Caubi Tupinambá. Inicialmente, nosso contato foi em função da minha participação em bancas orientados pelo professor. A partir da minha presença no programa de pós-graduação em Psicologia da UFC para participar de bancas outras atividades foram sendo desenvolvidas, consolidando assim a nossa parceria. 

 

EV - Quais atividades dessa parceria poderia destacar?

JJ – Destaco duas atividades do RINEPE em interface com a Pós-graduação que marcaram a nossa parceria. Participei da banca de defesa da tese “Práticas de Gestão de Pessoas, Comprometimento Organizacional e seus Consequentes: Satisfação no Trabalho e Intenção de Rotatividade no contexto do Comércio Varejista” da atual coordenadora do RINEPE, Raquel Feitosa. Também, integrei a banca de defesa da tese “Inovação e Gerencial e Práticas de Gestão de Pessoas voltadas à Inovação como antecedentes de Perfis de Comprometimento Organizacional”, do pesquisador-colaborador do RINEPE Adauto Montenegro. As referidas teses foram orientadas pelo Prof. Antonio Caubi e Profª. Ana Paula, atual vice-coordenadora do RINEPE. Além disso, participei de palestras promovidas pelo RINEPE, das quais eu fui a palestrante em duas oportunidades. Nesses momentos, houve troca de experiências com os profissionais do RINEPE e os acadêmicos/bolsistas da época. Dali surgiram várias ideias que, tempos depois, se transformaram em dissertações e teses de doutorado orientados tanto pelo professor Antonio Caubi quanto pela professora Ana Paula, também docente da UFC. Outro tipo de atividade marcante foi em relação à produção científica. Tive a oportunidade de escrever, juntamente com a Profª. Ana Paula Pinho, o capítulo “Cognição e Ação: explicando as bases cognitivas do comportamento gerencial” de um livro publicado e coordenado pelos professores Antonio Caubi e Gil Rodríguez. Também, tive a oportunidade de ser avaliadora ad hoc de artigos publicados na Revista de Psicologia, no campo da Psicologia do Trabalho e Organizacional, pela parceria da Revista com o RINEPE.

 

EV - Gostaria de deixar alguma mensagem para quem já participou e quem pretende ingressar no RINEPE?

JJ – O RINEPE é um importante espaço para quem deseja consolidar sua vida acadêmica, vivenciar todas as etapas que envolvem a atividade de pesquisa. É um espaço de parcerias muito produtivo, onde se pode criar redes e parcerias bastante interessantes nesse campo do mundo acadêmico.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário