quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Entrevista com Ex-Bolsista RINEPE Ítalo Rafael

Na entrevista desta semana o projeto RINEPE tem o prazer de contar com a participação do ex-bolsista Ítalo Rafael, formado em Administração pela UFC. Nossa equipe agradece a disponibilidade do Ítalo em compartilhar suas experiências acadêmicas e profissionais. 



01. Em que ano você foi bolsista do RINEPE e da Revista e qual a sua forma de ingresso?

Iniciei como bolsista de iniciação acadêmica do RINEPE em 2017 e fui bolsista de extensão em 2018. Em 2019 me tornei bolsista de extensão pela Revista de Psicologia.


02. Qual a sua formação, em que semestre você ingressou no RINEPE e na Revista e de que modo esses projetos se relacionam com ela?

Formado em Administração, ingressei logo no meu primeiro semestre no programa RINEPE e ao longo da jornada mantive contato constante também com as atividades da Revista de Psicologia, porém a partir no 5° semestre tive as atividades concentradas principalmente na rotina da Revista de Psicologia.


03. O que te motivou a participar dos projetos?

De início, vi a oportunidade de ingressar no projeto RINEPE como uma experiência muito enriquecedora, pois a partir dele poderia ter o primeiro contato com uma rotina de atividades, com atribuições e responsabilidades.

Além disso, o projeto se tornou ainda mais interessante, por estar vinculado a um curso diferente da minha graduação, abrindo a possibilidade de expandir o conhecimento sobre a minha própria área de estudo, através da ligação da Administração com a Psicologia, e contribuir para que outros graduandos também pudessem agregar conhecimento a sua jornada acadêmica.


04. O grupo era multidisciplinar? Você recorda o curso dos seus colegas? Se sim, como isso contribuiu para você e na elaboração das atividades?

Sim, ao longo desses anos, o grupo sempre manteve sua natureza multidisciplinar em sua composição, onde compartilhei a experiência de participação no programa com alunos de administração, psicologia, economia, direito. Esse fator foi muito importante para minha formação, pois me fez compartilhar diferentes opiniões sobre assuntos ligados aos cursos dos integrantes, exemplo disso eram as palestras e debates que contavam com a participação da equipe e dos coordenadores do RINEPE. Além disso, as atividades do projeto eram constantemente aprimoradas e melhor desempenhadas, visto as diferentes aptidões e experiências de cada integrante ao longo da sua jornada acadêmica.


05. Foi a sua primeira vivência de trabalho em equipe? Como foi essa experiência com os profissionais do RINEPE e da Revista de Psicologia?

Sim, minha primeira experiência de trabalho em equipe, e posso dizer que foi excelente e muito importante, pois foi minha base para posteriormente estar melhor preparado para ingressar no mercado de trabalho, contando com a experiência profissional da psicóloga Raquel Feitosa e do prof. Caubi Tupinambá. Pude vivenciar aspectos que fazem parte de uma rotina de trabalho com outros integrantes, onde pude ajudar e ser ajudado, pude dividir e receber novas experiências, sendo esse aspecto algo muito presente na rotina de trabalho atual.


06. Como era a sua rotina nos projetos e o que você mais gostou de desempenhar? Você participou de eventos, cursos, pesquisas?

Era uma rotina de trabalho que de certa forma se parece com a rotina de trabalho atual, com divisão de tarefas, a busca por atingir objetivos e melhorar processos, além da ligação direta com atividades desempenhadas por outros integrantes. Acredito que de início foi uma boa experiência auxiliar na organização de cursos, a exemplo do curso “Estudos em Liderança Organizacional, visto que eram atividades que necessitavam certa responsabilidade por fazer uma ligação com professores ou profissionais externos a universidade com alunos de diferentes cursos da UFC.

Participei de uma ampla pesquisa de campo nas empresas cearenses, a pesquisa de doutorado “Práticas de Gestão de Pessoas, Comprometimento Organizacional e seus Consequentes: Satisfação no Trabalho e Intenção de Rotatividade no contexto do Comércio Varejista” realizada pela psicóloga Raquel Feitosa, sob orientação do Prof. Caubi Tupinambá. Nessa pesquisa tive a oportunidade de visitar diversas empresas e de aplicar um instrumento de pesquisa.

Em termos de eventos, apresentei trabalhos nos Encontros Universitários de 2017 e 2018, como o trabalho “Ações de capacitação oferecidas pelo programa RINEPE nos últimos anos”

Além disso, guardo com muito orgulho a oportunidade de fazer parte da organização das edições da Revista de Psicologia, visto que este necessitava do cumprimento de diversas etapas importantes para manter a devida qualidade, com um prazo ideal e, por fim, o resultado final viria a contribuir com os estudos de tantos outros indivíduos.


07. De que forma o RINEPE e a Revista contribuíram para a sua formação?

Desde o começo as atribuições do RINEPE e da Revista de Psicologia me motivaram a aprimorar características como organização, responsabilidade e autonomia. Como formação no curso de administração, esses aspectos são primordiais. Além disso, pude fazer parte de estudos que me fizeram ampliar a visão mais humana e organizacional, muito importante para a minha área de estudo e também para a minha atuação profissional.


08. No momento atual, que atividades você está exercendo? Você trabalha com algum dos temas correlacionado aos projetos?

No momento, trabalho na área comercial de uma empresa de locação de equipamentos, com atividades relacionadas ao suporte no processo de venda. Não possui relação direta com os temas vivenciados nos projetos, mas eles contribuíram para o entendimento de uma visão mais ampla quanto a interdependência das diversas áreas de uma organização e a influência do papel dos líderes sobre esses processos.


09. No RINEPE e na Revista, estivemos em trabalho remoto por 2 anos e estamos realizando trabalho presencial. Como está a execução do seu trabalho atual no contexto da pós-pandemia?

A execução do trabalho continua no contexto presencial, aliás mesmo durante o último momento crítico da pandemia as atividades seguiram dessa forma, visto que as atividades desempenhadas servem como um suporte aos diversos serviços externos prestados pela empresa.


10. Você gostaria de deixar alguma mensagem para os bolsistas atuais?

Sim, gostaria de reforçar para que eles realmente aproveitem essa oportunidade de participação no RINEPE e na Revista de Psicologia para ampliar seu conhecimento e suas habilidades extra curriculares, sempre que possível ingressar e contribuir da melhor forma com os cursos, palestras e debates, trocar experiência com os profissionais da equipe e os convidados. Devem, também, buscar a melhoria continua das atividades propostas pelos projetos, se orgulhar e compartilhar os resultados obtidos com eles, pois assim como a formação curricular, essas oportunidades irão agregar muito ao currículo e a experiência como profissional de cada um para ingressar no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário