segunda-feira, 26 de julho de 2021

ENTREVISTA COM A EX-BOLSISTA LETÍCIA SILVA


01. Em que ano você foi bolsista e qual a sua forma de ingresso?

Fui bolsista do RINEPE e da Revista de Psicologia de 2016.2 até 2018.1. Eu fui aluna do professor Tupinambá em 2016.1 na disciplina de Introdução à Psicologia no curso de Administração e após o término da disciplina, o CA divulgou que o professor estava em busca de alunos para bolsas de pesquisa e entrei em contato com ele. Na época, ele estava pensando em iniciar uma pesquisa sobre as dimensões culturais relacionadas às organizações. Então passei a auxiliar o professor e a psicóloga Raquel Feitosa nas atividades dos projetos.

02. Qual a sua formação, em que semestre você ingressou e de que modo o RINEPE
e a Revista se relacionam com ela?

Eu sou formada em Comércio Exterior pela Unifor e Administração Internacional pelo Deggendorf Institute of Technology. Além disso, fiz cinco semestres de Administração na Universidade Federal do Ceará. Ingressei nos dois projetos no meu segundo semestre do curso, em 2016.2. Com as atividades do RINEPE e da Revista e com o convívio com o prof Caubi, a Raquel e os outros bolsistas, tive novas perspectivas sobre a atuação de profissionais de outras formações, como por exemplo Psicologia, no setor de Recursos Humanos das organizações. Também aprendi bastante sobre comportamento organizacional e sobre como as dimensões culturais de cada país explicam e influenciam vários fatores comportamentais nas empresas

03. O que te motivou a participar dos projetos?

O que mais me motivou foi o aprendizado, não só teórico, mas também prático, advindo das atividades rotineiras, e a possibilidade de vivenciar processos de projetos diferentes. Além disso, pelo clima acolhedor da equipe e do prof Caubi e da Raquel, que foram mentores pacientes e inspiradores.



04. O grupo era multidisciplinar? Você recorda o curso dos seus colegas?
Se sim, como isso contribuiu para você e na elaboração das atividades?


Sim. No tempo que fui bolsista, tive colegas dos cursos de Psicologia, Administração e Biblioteconomia, se não me engano. Esse background de vários cursos trouxe a vantagem de poder vivenciar conhecimentos e modos de agir diferentes, já que, por exemplo, o pessoal de Psicologia e de Administração estudam, em certos momentos, sobre os mesmos assuntos, como Recursos Humanos, porém com um olhar diferente. Ademais, com os testemunhos dos convidados que atuavam na área, eu sentia que estava aprendendo novos aspectos sobre assuntos e matérias as quais eu já tinha visto em outras disciplinas e isso foi bastante importante quando ingressei no mercado de trabalho.



05. Foi a sua primeira vivência de trabalho em equipe? 
Como foi essa experiência com os profissionais do RINEPE e da Revista?

Não, pois já vivenciava trabalhos em equipe em times esportivos de colégio, etc. Minha experiência no RINEPE e na Revista foi bastante enriquecedora. Tive mais contato com a Raquel, que é uma pessoa bastante paciente e acolhedora, que sempre me incentivou e apoiou, principalmente no meu sonho de estudar fora, e com quem aprendi bastante.



06. Como era a sua rotina nos projetos e o que você mais gostou 
de desempenhar? Você participou de eventos, cursos, pesquisas?

Eu auxiliava na entrega de memorandos, redigia e-mails, auxiliava também, quando necessário, nas disciplinas que o prof Caubi e Raquel ministravam e lia bastante sobre comportamento organizacional e as dimensões culturais, dentre outras atividades. O que mais gostei de desempenhar foram as traduções de artigos científicos e de livros em inglês para português, pois assim praticava meu conhecimento na língua e aprendia mais sobre os conteúdos. Participei de digitação de pesquisas comportamentais em organizações e análise da coleta dessas pesquisas. Também participei dos Encontros Científicos, onde apresentei com outro colega sobre o projeto RINEPE e nossa experiência.



07. De que forma o RINEPE e a Revista contribuíram para a sua entrada 
no mercado de trabalho?

Contribuíram principalmente para meu ingresso no projeto de graduação internacional em Deggendorf, na Alemanha, pois os professores que me entrevistaram se mostraram bastante interessados e impressionados pelas atividades dos projetos e também na pesquisa. Então, contribuiu significativamente para que eu pudesse ter um diploma de graduação internacional, o que é um diferencial para o meu currículo.


08. No momento atual de sua carreira profissional, você trabalha com algum dos
 temas abordados nos projetos?

Atualmente trabalho como Operadora de Estação de Praticagem, na Ceará Marine Pilots, onde tenho bastante contato com vários tipos de pessoas de várias nacionalidades diferentes,  pois uma das minhas funções é entrar em contato com os navios os quais irão atracar nos  portos de Fortaleza e Pecém. O que mais levo como aprendizado dos temas abordados dos projetos são as dimensões culturais e os comportamentos particulares de pessoas de nacionalidades diferentes quando desempenham suas atividades.



09. Nos projetos, estamos realizando somente trabalho remoto. 
Como está a execução do seu trabalho atual no contexto da pandemia?

Como minha atividade é essencial e o movimento nos portos não parou em nenhum momento desde o início da pandemia, eu trabalho em regime de escala presencial, tomando os devidos cuidados necessários, usando máscara, álcool em gel, etc.

10. Você gostaria de deixar alguma mensagem para os bolsistas atuais?


Sim, aproveitem essa experiência de trabalho em projetos bastante multifacetados para conversar com pessoas de áreas diferentes e buscar novas perspectivas e conhecimentos sobre diversos conteúdos de seu interesse. Além disso, o RINEPE e a Revista contam com profissionais brilhantes e experientes, os quais vão incentivar vocês a sempre melhorar e crescer como estudantes e profissionais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário