terça-feira, 6 de julho de 2021

Entrevista com colaboradora do Programa RINEPE Profa. Dra. Ana Paula Pinho

           Entrevista com colaboradora do Programa RINEPE Profa. Dra. Ana Paula Pinho

Psicóloga e docente do departamento de Administração da FEAAC / UFC 



Toda equipe RINEPE agradece a disponibilidade da professora em compartilhar suas experiências acadêmicas e profissionais.

1.Profa Ana Paula, é um prazer tê-la conosco! Para iniciar, poderia nos falar um pouco da sua formação acadêmica, sua graduação e pós-graduação?


É um prazer participar desta entrevista no Programa Rinepe. Este é um programa que considero muito importante para os alunos e professores, além de ter muita qualidade nas atividades propostas e no engajamento com a formação acadêmica.


Sou graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1996. Fiz curso de Especialização em Metodologia de Ensino e Técnicas de Pesquisa em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2001), cursei o mestrado em Administração na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia – NPGA/UFBa (2001), assim como o doutorado em Administração também no NPGA/UFBa (2009) com período no programa sanduíche na University Western Ontario – Canadá.


Após três anos do doutorado, fiz o primeiro Pós doutorado pelo Programa PNPD Institucional, na Universidade Federal da Bahia, na área de Gestão Universitária/Avaliação Institucional (2012-2015) e, mais recentemente, fiz o segundo Pós doutorado em Psicologia Organizacional e do Trabalho na University Western Ontario - Canadá (2019-2020).


Destaco o prêmio que recebi na Escola de Administração da UFBA, em 2010. O Prêmio João Ubaldo Ribeiro conferiu à minha tese de doutorado o 1º lugar, tendo concorrido ao prêmio teses da UFBA e FGV de São Paulo e Rio de Janeiro. Como recompensa do prêmio João Ubaldo Ribeiro, a minha tese foi publicada em forma de livro pela editora Hucitec, São Paulo. (PINHO, A. P. M.BASTOS, A. V. B. . Vínculos do Trabalhador com a Organização. 1. ed. São Paulo: Hucitec, 2014. v. 01. 310p.)


2.Sua experiência na área acadêmica é rica e vasta. Que atuações na sua trajetória profissional destaca? 


Eu trabalhei durante 15 anos como docente do ensino superior em Salvador. Trabalhei em universidades privadas e pude adquirir experiência como docente na graduação e na pós-graduação, especialmente em cursos de especialização. Eu sempre considerei como sendo muito importantes todas as oportunidades de trabalho que surgiram para mim e procurei aproveitar ao máximo em termos de aprendizagem para a minha vida profissional. 


Durante esses anos trabalhados em instituições de ensino superior privado foram muitos os desafios: coordenar cursos de graduação e pós-graduação, orientar alunos em atividades de pesquisa, orientar alunos em trabalhos de monografia, ministrar diferentes disciplinas etc. Enfim, eu considero que estes desafios agregaram bastante experiência à minha trajetória acadêmica.


Após o doutorado, uma oportunidade muito significativa foi a aprovação de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq. Esse projeto possibilitou o desenvolvimento de novas parcerias de pesquisa, a exemplo do grupo de pesquisa do professor Antonio Caubi Tupinambá (UFC), a parceira com o Rinepe, o desenvolvimento de pesquisas com a  professora Janice Janissek do curso de Psicologia da UFBa, e a internacionalização das minhas atividades de pesquisa com o professor John Meyer, da University Western Ontario no Canadá.


3.Quais os maiores desafios já enfrentados?


Como tenho uma carreira pautada na área acadêmica, os meus desafios estão relacionados ao contexto das atividades que desenvolvo enquanto professora e pesquisadora. Então, avançar nos estudos científicos unindo docência e pesquisa sempre foi muito interessante e, ao mesmo tempo, desafiador. Pois, é necessário ter muita dedicação de tempo e dispor de recursos para desenvolver as atividades de pesquisa.


Hoje, desenvolver pesquisas com recursos tão escassos e avançar nos tópicos de investigação científica com alunos de graduação e pós-graduação tem sido um grande desafio. 


Estamos vivenciando um momento difícil na ciência e na educação, pois são poucos os incentivos para a atividade científica. Em geral, os alunos têm tido dificuldades para receber bolsas de estudos a nível de graduação e pós-graduação, e nós pesquisadores não temos encontrado ofertas de editais para fazer pesquisas através do Cnpq e da Capes. 


Além disso, desenvolver pesquisas científicas no atual contexto de pandemia é também um grande desafio. As pessoas estão envolvidas com muitos problemas de perdas e enfermidades na família, a participação e adesão às propostas de pesquisas se tornam mais escassas devido a indisponibilidade e condições desfavoráveis a esse tipo de participação. Sem contar que muitas pesquisas dependem da realização de entrevista, que hoje está sendo on-line e nem todos dispõem de internet adequada para fazer esse tipo de atividade.



4.Fale um pouco sobre as suas principais publicações.


Com certeza as publicações que me deram muito orgulho foram os dois artigos com os resultados da minha tese e o livro publicado em função do prêmio João Ubaldo Ribeiro: 


Artigos:

1. PINHO, A. P. M.BASTOS, A. V. B. ; ROWE, D.E.O. . Diferentes Vínculos Indivíduo-Organização: Explorando Seus Significados entre Gestores. RAC. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA (ONLINE), v. 19, p. 288-304, 2015; 

2. PINHO, A. P. M.BASTOS, A. V. B. ; ROWE, D.E.O. . Diferentes Vínculos Organizacionais: Explorando Concepções, Fatores Organizacionais Antecedentes e Práticas de Gestão. ORGANIZAÇÕES & SOCIEDADE (ONLINE), v. 22, p. 659-680, 2015.


Livro:

PINHO, A. P. M.BASTOS, A. V. B. . Vínculos do Trabalhador com a Organização. 1. ed. São Paulo: Hucitec, 2014. v. 01. 310p.


Também destaco as duas primeiras publicações em co-autoria com o professor Antonio Virgilio Bittencourt Bastos, quando ainda estava no curso de graduação em Psicologia. Essas duas publicações marcaram o início da minha produção acadêmica e da minha dedicação à pesquisa.


1. PINHO, A. P. M.BASTOS, A. V. B. ; A., C. C. Significado do trabalho: um estudo entre trabalhadores inseridos em organizações formais. RAE-Revista de Administração de Empresas - São Paulo, v. 35, n.06, p. 20-29, 1995.

2. PINHO, A. P. M.BASTOS, A. V. B. ; B., A. V.; A., B. M. G. . Comprometimento organizacional: uma análise do conceito expresso por servidores universitários no cotidiano de trabalho. RAC. Revista de Administração Contemporânea (online), RIO DE JANEIRO, v. 1, n.02, p. 97-120, 1997.


5.Como surgiu a parceria com o Programa RINEPE (Rede Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Liderança e Empreendedorismo)? O que a motiva a ser professora colaboradora do Programa?


A parceria com o Rinepe iniciou antes de me tornar professora na UFC. Na época, 2014, eu estava fazendo o pós doutorado na UFBA em Gestão Universitária e fui convidada pelo professor Antonio Caubi Tupinambá a participar de uma banca de mestrado aqui no Programa de Pós Graduação em Psicologia. Após a minha participação, o professor Caubi me convidou para fazer uma palestra sobre o tema de pesquisa “Vínculos Organizacionais”, através do Programa Rinepe, bem como divulgar o livro de minha autoria, em parceria com o professor Antonio Virgilio Bittencourt Bastos, que estava sendo lançado através da editora Hucitec (Sâo Paulo), intitulado “Vínculos do Trabalhador com a Organização”.


Um ano depois, em 2015, eu fui aprovada no concurso para professor adjunto na FEAAC-UFC e a parceria com o Rinepe foi consolidada. Acredito que o trabalho desenvolvido no Rinepe seja muito enriquecedor para alunos e parceiros envolvidos. As atividades acadêmicas de extensão que são promovidas incluem diferentes temas e abordagens sobre os tópicos da interface entre Psicologia e Administração. Desta forma, proporciona boas discussões científicas e de âmbito profissional. Isso me motiva a ser professora colaboradora do programa.



6.Quais atividades dessa parceria poderia destacar?


Eu tive a oportunidade de participar de pesquisas científicas desenvolvidas na pós graduação, a nível de mestrado e doutorado, sob a coordenação do professor Antonio Caubi Tupinambá e de trabalhar com os psicólogos Raquel Libório e Adauto Montenegro como co-orientadora de suas respectivas teses de doutorado. Essas atividades foram de muita importância para mim enquanto professora e pesquisadora.


Destaco as reuniões em formato de seminários destinados a discutir temas relativos à Psicologia Organizacional e do Trabalho. Estas reuniões incluíam estudantes de graduação e pós-graduação, e psicólogos da área organizacional.


Também destaco a oportunidade de atuar como avaliadora de artigos científicos na Revista de Psicologia da UFC, assim como a produção acadêmica que obtive através de artigos publicados na revista de Psicologia e no livro Liderança e Empreendedorismo em Perspectiva Intercultural, obra organizada pelos professores Antonio Caubi, da UFC, e Francisco Rodriguez, da Universidade Complutense de Madrid.  


7.Como percebe a troca com os profissionais do RINEPE que atuam no Departamento de Psicologia e a interface da Administração com a Psicologia Organizacional e do Trabalho?


Percebo como sendo muito enriquecedora para alunos de graduação e pós graduação, bem como para professores que lecionam em disciplinas relacionadas à área de Administração e Psicologia Organizacional e do Trabalho. O fato de compartilhar e desenvolver pesquisas científicas sobre temas da área organizacional possibilita a atualização da produção científica e o acompanhamento dos estudos que estão sendo desenvolvidos por grupos de pesquisa que mantém a parceria com a Rinepe.


8.Nesse período atípico de pandemia, muitas mudanças já são percebidas no campo do trabalho. Quais desafios e potencialidades enxerga para o futuro dos trabalhadores e organizações? 


Estamos em um momento muito específico, de mudanças em todos os níveis – social, cultural, econômico, político, das relações de trabalho, dentre outros. Isso tem um grande impacto sobre as organizações atuais. A forma como os trabalhadores desenvolvem seus trabalhos atualmente tem sido marcada pelo trabalho remoto, tendo a tecnologia como um fator de forte influência sobre a produtividade. Isso, com certeza, será um desafio para muitas ocupações. 


A forma como as atividades laborais vem se adaptando ao trabalho remoto talvez não promova o retorno delas ao modo como aconteciam na época anterior à pandemia, isto é, da mesma forma como acontecia antes.


Percebo que a relação trabalho-família ganhou nova dimensão e terá importância para os estudos da Psicologia Organizacional e da Administração. Outros dois tópicos muito enfatizados no contexto do trabalho atual são a diversidade e a inclusão de trabalhadores.


A gestão da diversidade e da inclusão demandará a implementação de ações e práticas de gestão de pessoas em diferentes contextos organizacionais. Então, percebo que o desenvolvimento de competências e habilidades para desenvolver soluções criativas e participativas ganhará um foco maior tanto para gestores como para trabalhadores. Psicólogos e administradores precisarão estar preparados para lidar com situações críticas e saber conduzir preservando as relações de trabalho.


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