quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Entrevista com a ex-bolsista, Edvirges Silva

A seguir, a entrevista da ex-bolsista Edvirges Silva, formada em Letras pela UFC. A Equipe RINEPE agradece a disponibilidade da entrevistada em compartilhar suas experiências na bolsa de estudos, assim como sua trajetória profissional.




01. Em que ano você foi bolsista e qual a sua forma de ingresso?

Em 2013, pela PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis).

02. Qual a sua formação, em que semestre você ingressou e de que modo o RINEPE e a Revista se relacionam com ela?

Sou formada em Letras Português, ingressei em 2011.2. Como estudante de Letras, pude observar o funcionamento da língua e dos gêneros textuais que circulam numa determinada esfera social, num ambiente real.

03. O que te motivou a participar dos projetos?

Conhecer e trabalhar num editorial online assim como aprender designer gráfico me aproximar de conhecimentos sobre Psicologia do Trabalho e das Organizações, entre outras coisas, propiciando, assim, tempo para me dedicar a minha graduação, bem como, ter um auxílio financeiro para ajudar na faculdade.

04. O grupo era multidisciplinar? Você recorda o curso dos seus colegas? Se sim, como isso contribuiu para você e na elaboração das atividades?

Sim, tinha bolsistas de diversas áreas do conhecimento, como administração, psicologia e geografia, e isso enriquecia demais o ambiente.

05. Foi a sua primeira vivência de trabalho em equipe? Como foi essa experiência com os profissionais do RINEPE e da Revista?

Não, sempre gostei de trabalhar em equipe e no Rinepe e na Revista foi fácil porque a equipe sempre estava disposta e tínhamos uma coordenação exemplar.

06. Como era a sua rotina nos projetos e o que você mais gostou de desempenhar?Você 
participou de eventos, cursos, pesquisas?

Três vezes por semana, íamos para o ambiente de trabalho e nas 4h dedicadas, nós 
cuidávamos do site da Revista de Psicologia (tivemos um treinamento com os monitores mais antigos de como usar a plataforma do site), organizando os artigos para publicação, a aparência do site e as demandas que apareciam. Também contribuí com o RINEPE na organização de um evento que ocorreu no bloco da Administração.

07. De que forma o RINEPE e a Revista contribuíram para a sua entrada no mercado de 
trabalho?

Deu-me experiência no designer gráfico e no conhecimento do funcionamento de uma revista científica eletrônica, assim, como na organização de um evento e uma noção da Psicologia Organizacional e do Trabalho. E todo conhecimento para mim é válido, mesmo que não atue nele diretamente. Assim, a experiência no RINEPE e na Revista me deu bagagem que contribuiu direta ou indiretamente nas minhas outras experiências, tanto na parte cognitiva quanto na parte interpessoal.

08. No momento atual de sua carreira profissional, você trabalha com algum dos temas 
abordados nos projetos?

De forma indireta sim, porque a organização perpassa toda atividade humana (uma escola é uma organização) e as questões 
psicológicas fazem parte da vida das pessoas se manifestam em qualquer áreas de trabalho.

09. Nos projetos, estamos realizando somente trabalho remoto. Como está a execução do 
seu trabalho atual no contexto da pandemia?

Sou professora e em 2020 estava ensinando alunos do 6° ano do ensino fundamental numa 
escola de tempo integral da prefeitura de Fortaleza. Nesse momento, tivemos que nos reinventar, aprender na prática como magistrar aulas no modo remoto, utilizando as tecnologias online para aproveitar o máximo possível do aprendizado do aluno. Tivemos que readaptar a nossa rotina, os conteúdos e exercer ainda mais a paciência para orientar tanto alunos como pais a distância. E tivemos que enfrentar obstáculos de infraestrutura (como o aluno não ter celular ou não ter internet) e psicológicos (como mortes, fome na família e desmotivação para o estudo). Todavia, descobrimos habilidades e competências nos alunos e também em nós, professores, que de outra forma não descobriríamos. De toda situação difícil, há sempre algo de bom para se tirar.

10. Você gostaria de deixar alguma mensagem para os bolsistas atuais?

Sim! Tudo o que você fizer, faça com extrema dedicação, assim, você será um profissional 
exemplar, terá reconhecimento e fará amizades para o resto da vida, além de conseguir conexões que ajudem na sua carreira!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário