segunda-feira, 25 de abril de 2016

Coordenadores do RINEPE publicam resenha sobre o livro: "Gestão com pessoas e subjetividade"

Prof. Caubi Tupinambá e Psicóloga Raquel Feitosa publicam resenha sobre o livro: "Gestão com pessoas e subjetividade" na Revista de Ciências Sociais da UFC.

Abaixo, disponibilizamos uma pequena parte da resenha e você pode ler o texto integral no link: http://periodicos.ufc.br/index.php/revcienso.

Gestão com pessoas e subjetividade
Organizado por: E. Davel e S. C. Vergara
Gestão com pessoas e subjetividade. edição. São Paulo: Atlas. 320
páginas. ISBN: 852248120. 2013.


Por: Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá
Professor Associado do Departamento de Psicologia da UFC. Doutor em Psicologia.
Endereço postal, profissional: Av. da Universidade, 2762, Benfica – 60020- 180 – Fortaleza-CE.
Endereço eletrônico: tupinamb@ufc.br.


Raquel Libório Feitosa
Mestre em Psicologia (UFC). Coordenadora adjunta do Programa de Extensão Rede Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Liderança e Empreendedorismo, na UFC (RINEPE UFC).
Endereço eletrônico: raquel_liborio@hotmail.com


Gestão com pessoas e subjetividade (2013) é a sexta edição de uma obra que trata da administração, cultura, orga- nização e principalmente da subjetividade. Apesar de ter tido a primeira edição em 2001 pela editora Atlas, sua repercussão e atualidade se testemunham nas cinco edições posteriores, datando a mais recente de 2013. Esta foi a edição que conside- ramos para reintroduzir no meio acadêmico o teor dessa obra de grande envergadura para quem quer compreender melhor o significado da administração com pessoas. O livro é dividido em doze capítulos inter-relacionados teoricamente, mas que se prestam a leituras independentes. Resulta de estudos, pesquisas e da atuação de autores de quatro diferentes países: Brasil, Canadá, França e Inglaterra e tem na subjetividade e sua interferência nas organizações contemporâneas, em especial no âmbito da gestão organizacio- nal, o elemento de interseção. Em cada um dos onze capítulos temáticos e do capítulo de síntese e fechamento da obra são abordadas questões essenciais que, conforme afirma o prefaciador do livro, Jean-François Chanlat, aliam “subjetividade, administração, organização e cultura”. Essas questões serão apresentadas nesta resenha à guisa de introdução e de informação inicial para que o leitor se aproxime dos temas tratados e de suas respectivas perspectivas e abordagens sem, contudo, querer substituir a leitura do livro original, tendo em vista a riqueza de informação que isso deixaria escapar. Passearemos por questões sobre inovação, cognição, poder, conhecimento, comunicação, interioridade, prazer, emoção, gênero, amor, família e cultura que, em cada um dos respectivos capítulos, refletem, de certo modo, as linhas teóricas específicas de seus diferentes autores.



quarta-feira, 13 de abril de 2016

Evento 40 Anos Psicologia UFC


Hoje iniciou a programação científica dos 40 anos de Psicologia da UFC, que conta com a apresentação de 57 trabalhos com temas diversos e contemporâneos.
Venham participar, as inscrições estão abertas, podendo ser feitas no local (Auditório Rachel de Queiroz).















sexta-feira, 1 de abril de 2016

Publicado o Volume 6, N.2 de 2015 da Revista de Psicologia da UFC.


Prezados leitores e autores,


A Revista de Psicologia da Universidade Federal do Ceará acaba de tornar disponível para acesso livre sua mais nova edição correspondente ao período julho dezembro de 2015 (volume 6, número 2).  

Convidamos o(as) senhore(a)s a acessar a Revista. Para tanto disponibilizamos abaixo o link do Sumário com seus temas contemporâneos e diversos.

Desejamos uma  boa leitura e agradecemos o apoio e interesse por nosso periódico.

Equipe Editorial da Revista de Psicologia 
Universidade Federal do Ceará