segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Novas Vagas de Nível Superior

Dando continuidade em 2023 a iniciativa do RINEPE que visa ajudar quem está buscando colocação no mercado de trabalho, estamos divulgando mais 12 vagas de inserção profissional (4 de nível superior, 4 para ensino médio e 4 de estágios). Confira os posts e compartilhe com quem possa precisar!






Novas Vagas de Estágio

Dando continuidade em 2023 a iniciativa do RINEPE que visa ajudar quem está buscando colocação no mercado de trabalho, estamos divulgando mais 12 vagas de inserção profissional (4 de nível superior, 4 para ensino médio e 4 de estágios). Confira os posts e compartilhe com quem possa precisar!





Dando continuidade em 2023 a iniciativa do RINEPE que visa ajudar quem está buscando colocação no mercado de trabalho, estamos divulgando mais 12 vagas de inserção profissional (4 de nível superior, 4 para ensino médio e 4 de estágios). Confira os posts e compartilhe com quem possa precisar!

Novas Vagas de Nível Médio

Dando continuidade em 2023 a iniciativa do RINEPE que visa ajudar quem está buscando colocação no mercado de trabalho, estamos divulgando mais 12 vagas de inserção profissional (4 de nível superior, 4 para ensino médio e 4 de estágios). Confira os posts e compartilhe com quem possa precisar!






quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Entrevista com ex-bolsista Vitória do Carmo


01. Em que ano você foi bolsista do RINEPE e da Revista e qual a sua forma de
ingresso?

Fui bolsista no ano de 2021 do RINEPE, mas também participei de atividades da Revista de Psicologia, ao qual o RINEPE dava suporte. Minha forma de ingresso foi pelo processo de seleção do RINEPE para bolsista da PREX, que consistia em análise do CV e entrevista. Permaneci no projeto durante 2 anos.

02. Qual a sua formação, em que semestre você ingressou no RINEPE e na Revista e de que modo esses projetos se relacionam com ela?

Sou graduanda em Psicologia, com previsão de término para 2024.1 e entrei no RINEPE no meu 6° semestre. O projeto foi um divisor de águas na minha graduação, eu ansiava pela aproximação com a área de Psicologia Organizacional e do Trabalho e não via oportunidades no curso de como inseri-la na minha formação. Então, eu descobri o projeto em 2020 e me surgiu o interesse de conhecer mais a fundo.

03. O que te motivou a participar do RINEPE?

A minha maior motivação para participar do projeto, com certeza, foi a grande oportunidade de aprender mais com a supervisão da professora Raquel Feitosa sobre o mundo do trabalho, das organizações e da Gestão de Pessoas como um todo.

04. O grupo era multidisciplinar? Você recorda o curso dos seus colegas? Se sim, como isso contribuiu para você e na elaboração das atividades?

Sim. Na época eu trabalhei um semestre junto ao colega Isaac, da área de Administração, e no outro semestre junto ao colega da mesma área, Airton. Para mim foi importantíssimo ter esse contato, pois pude ampliar minha capacidade de análise da área, além dos aspectos psicológicos, incluindo aspectos econômicos, jurídicos, sociológicos, políticos e críticos. Ademais, essa convivência me deu a oportunidade de cursar cadeiras na FEAAC, tais como: Gestão de Pessoas I e II e Legislação Trabalhista. Todo esse conhecimento me ajudou muito na minha atuação profissional posterior.

05. Foi a sua primeira vivência de trabalho em equipe? Como foi essa experiência com os profissionais do RINEPE e da Revista de Psicologia?

Não foi a minha primeira vivência em equipe, eu já tinha sido voluntária em outros projetos dentro da universidade. No entanto, o tempo de projeto RINEPE foi muito rico para mim, o contato com a Profª. Raquel Feitosa, Prof. Caubi Tupinambá e colegas bolsistas me abriu portas no mercado, me ensinou sobre disciplina, organização e planejamento, aspectos que me trouxeram um amadurecimento pessoal e profissional imenso e foram indispensáveis para minha entrada na área organizacional.

06. Como era a sua rotina nos projetos e o que você mais gostou de desempenhar?Você participou de eventos, cursos, pesquisas?

Minha rotina de projeto consistia em 12 horas semanais de forma online, já que estávamos em época da pandemia e todas as atividades se deram de forma remota, mas vale a pena ressaltar que a modalidade não prejudicou em nada os projetos em andamento. O RINEPE atua em 3 pilares: ensino, pesquisa e extensão. Para o pilar do ensino, tínhamos o grupo de estudos interno chamado Covid-19 e Trabalho, que nos permitiu fazer uma grande revisão bibliográfica a respeito do tema e nos atualizar das muitas mudanças que o Covid trouxe para a área, tais como flexibilização, o home office e a “pejotização”. No pilar da pesquisa, nós participamos dos Encontros Universitários, apresentando trabalho na categoria pôster e também fazíamos revisão de artigos para publicação em anais de congressos e revistas. Em 2021 tive a oportunidade de acompanhar a publicação de um artigo no ENANPAD, maior evento científico da área de administração. No pilar de extensão, que visava prestar serviços para comunidade, dentro e fora da UFC, nós tínhamos a publicação nas redes sociais (Instagram e Blog) de vagas de emprego, séries sobre empreendedorismo para o auxílio dos MEIS e PMES, e dicas para os alunos de como utilizar o Linkedin. O que eu mais gostei de desempenhar foi a organização e participação como aluna do curso “Gestão de Pessoas no Contexto da Pandemia”, pois me permitiu conhecer profissionais já atuantes na área e abriu portas para o meu estágio nos Recursos Humanos das Farmácias Pague Menos, ao término da minha atuação no RINEPE. Além disso, pude me aproximar mais da Revista de Psicologia da UFC, com o projeto "Na Biblioteca com Revista de Psicologia" e acompanhar um pouco a rotina da análise de artigos para publicação.

07. De que forma o RINEPE e a Revista contribuíram para a sua formação?

Eu nem consigo mensurar tudo que o RINEPE me proporcionou, minha graduação foi uma antes e depois do projeto. Estar atuando junto à Profª. Raquel Feitosa foi muito gratificante, serei eternamente grata por todo aprendizado que absorvi durante o meu tempo de bolsista, aprendi a trabalhar em equipe, aprendi sobre gestão de tempo, aprendi como pesquisar, como escrever mais corretamente, a gerenciar redes sociais e a ter responsabilidade com o projeto. Estar ao lado da Profª. Raquel Feitosa me fez me inspirar a ser uma profissional de excelência. Além de todo crescimento e amadurecimento, foi graças ao RINEPE e ao seu curso “Gestão de Pessoas no Contexto da Pandemia” que tive a oportunidade de conhecer a Anastácia, psicóloga da gestão de clima da equipe de Recursos Humanos da Pague Menos, e consegui minha tão sonhada vaga de estágio, onde atuei por quase 1 ano e meio na área.

08. No momento atual, que atividades você está exercendo? Você trabalha com algum dos temas correlacionados aos projetos?

Atualmente, eu resolvi dar uma pausa na minha atuação profissional no mercado para finalizar a minha graduação. Estou no último estágio da clínica-escola da UFC, atuando como psicoterapeuta individual. Mas durante minha atuação na equipe de desenvolvimento humano da Pague Menos, eu pude colocar em prática todos os aprendizados que tive na teoria durante a atuação no RINEPE, que foi essencial para conseguir a vaga e poder exercer um trabalho com o máximo conhecimento possível.

09. Você gostaria de deixar alguma mensagem para os bolsistas atuais?

Desejo que possam aproveitar ao máximo o tempo de projeto para aprender todo conhecimento disponível, o RINEPE nos proporciona sair da caixa da psicologia e ir além, ter contato com o mercado, fazer networking com profissionais renomados, de fazer pesquisa e, claro, nos dá a oportunidade de conviver com a Profª. Raquel Feitosa, que gentilmente nos ensina com carinho e cuidado. Fora da Universidade encontramos poucos lugares e poucas pessoas dispostas a nos auxiliar no nosso caminho de aprendizado, então o meu conselho é não desperdiçar essa chance de crescimento acadêmico, profissional e pessoal.


terça-feira, 14 de novembro de 2023

Apresentação de trabalho nos Encontros Universitários 2023


O acadêmico de psicologia José Airton apresentou no dia 09/10/2023 o trabalho do projeto RINEPE nos Encontros Universitários, intitulado: 
Eixos de ação do projeto RINEPE e principais atividades desenvolvidas em 2023

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Na Biblioteca Com... Revista de Psicologia divulga mais um artigo

“Na Biblioteca com... Revista de Psicologia” da UFC apresenta hoje o artigo “Considerações sobre terceirização e precarização do trabalho no contexto brasileiro: uma revisão ", mais uma publicação vinculada à Psicologia do Trabalho e Organizacional, que se encontra na edição v.7, n.1, 2016 (janeiro-junho) da Revista de Psicologia da UFC. O trabalho tem como autora a Psicóloga Dra. e Editora-Gerente da Revista de Psicologia Raquel Libório Feitosa, bem como o Psicólogo Dr. Adauto de Vasconcelos Montenegro. Os(as) autores(as) são da Universidade Federal do Ceará e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Para ler na íntegra acesse: http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/2583