01. Em que ano você foi bolsista do RINEPE e da Revista e qual a sua forma de
ingresso?
Se me recordo bem foi em 2017 que comecei no Rinepe, e em 2018 ingressei na Revista. A forma de ingresso foi através da bolsa BIA da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
02. Qual a sua formação, em que semestre você ingressou no RINEPE e na Revista e
de que modo esses projetos se relacionam com ela?
Sou formado em Administração, comecei no RINEPE no terceiro semestre e no quinto semestre na Revista. Ambos os projetos colaboraram muito na minha formação. O RINEPE me ajudou a entender mais o ambiente de trabalho das organizações, o papel dos gestores, conhecer as empresas e os setores de RH , além de questões como saúde do trabalhador, reforma trabalhista. A Revista me ajudou a compreender o mundo das publicações científicas, como publicar artigos e me aprofundar no tema dos artigos que eu lia diariamente para fazer triagem inicial.
03. O que te motivou a participar dos projetos?
Um amigo de curso já fazia parte do projeto, me falava muito e despertou meu interesse, sempre gostei muito do tema liderança, então ajudou nesse fator. Fui para a seleção com a psicóloga e vice-coordenadora do projeto, a Raquel Feitosa, e depois reencontrei o prof . Caubi Tupinambá que era Psicologia e da Administração.
04. O grupo era multidisciplinar? Você recorda o curso dos seus colegas? Se sim,
como isso contribuiu para você e na elaboração das atividades?
Era multidisciplinar sim, trabalhei com pessoas do meu curso, da Economia, do Direito, foi bom ver a realidade destas pessoas e conhecer sobre seus cursos. Tínhamos momentos que conversávamos sobre as nossas experiências na universidade, era legal viver isso e compartilhar. Foi um diferencial também ter a supervisão e o acompanhamento de dois profissionais experientes da Psicologia, aprendi muito com a Raquel e o Prof. Caubi.
05. Foi a sua primeira vivência de trabalho em equipe? Como foi essa experiência
com os profissionais do RINEPE e da Revista de Psicologia?
Já havia vivenciado outras experiências em equipe, mas esse período foi mais forte essa interação, no RINEPE tive a oportunidade de conhecer pessoas, empresas, mundos organizacionais que eu ainda não tinha a noção que tenho hoje. O trabalho em equipe no RINEPE me fez despertar para várias habilidades que temos de ter para um bom trabalho em grupo, e como o grupo tinha pessoas de diferentes cursos foi mais rico ainda.
06. Como era a sua rotina nos projetos e o que você mais gostou de desempenhar?
Você participou de eventos, cursos, pesquisas?
Sempre foi muito bom as atividades dos projetos, aprendi muito e pude utilizar no meu TCC.O período que participamos da pesquisa de campo do doutorado da Raquel, visitamos as empresas e aplicamos questionários, creio que foi o mais gratificante. Ela tinha muitos contatos, então conheci muitos profissionais e trabalhadores, várias empresas. Compreendi o qual grande é esse mundo organizacional e aprendi com isso, vendo e ouvindo pessoas no seu dia-a-dia de trabalho. Outra atividade era o debates de vídeos, onde a gente se reunia assistia um filme e fazia uma confraternização, mas também uma análise das questões ligadas ao campo do trabalho no contexto organizacional, gestão de pessoas, etc. Lembro de três filmes: A Fome de Poder sobre o Mac Donalds, outro sobre a realidade de famílias da Guatemala que vivem com um dólar e outro sobre empresa que passa a fazer demissões por internet.
07. De que forma o RINEPE e a Revista contribuíram para a sua formação?
A Revista me ajudou bastante no meu TCC e a saber como submeter e publicar um artigo. O RINEPE ajudou muito a desenvolver a liderança em mim, além de me trazer muito conhecimento sobre o a realidade das organizações, os desafios da gestão de pessoas e as dificuldades dos trabalhadores.
08. No momento atual, que atividades você está exercendo? Você trabalha com algum
dos temas correlacionado aos projetos?
Atualmente faço parte da Equipe gerencial responsável por uma loja que faz parte de um grupo chamado Express Alimentos que é dono das seguintes marcas em Fortaleza: Club Café, restaurante SOHO (o meu local de trabalho) e Pizza hut. Fico feliz de ter me desenvolvido em todos os locais que passei e que isso começou no RINEPE.
09. Você gostaria de deixar alguma mensagem para os bolsistas atuais?
Aproveitem esse momento, pode ser o início de algo grande na carreira de vocês, tudo depende de vocês. Mesmo que em alguns momentos o esforço e dedicação demore a apresentar os resultados, sempre vai haver alguém que vai notar isso, então mantenham-se firmes e procurando aprender em cada experiência!