segunda-feira, 16 de novembro de 2015

RINEPE participa do V Seminário Saberes e Vivências: Entrelaçando Conhecimentos

O programa RINEPE participou no dia 12 de novembro do V Seminário Saberes e Vivências, evento sob a coordenação da Profª Virgínia Bentes com a colaboração dos alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará .


O Profº Caubi Tupinambá apresentou a RINEPE (Rede Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Liderança e Empreendedorismo) representando o conhecimento científico através de um dos eixos do saber psicológico:  a Psicologia Organizacional e do Trabalho. Na ocasião, também colaboraram a vice-coordenadora da RINEPE, a psicóloga Raquel Libório e a bolsista de Psicologia Gabriela Mesquita.








Representando o conhecimento filosófico, a Profª Dra. Maria Aparecida de Paiva Montenegro (UFC) falou sobre a emergência do pensamento filosófico no Ocidente.




O conhecimento popular foi exposto pelo Mestre Zé Pio com o resgate cultural através da dança folclórica do Bumba Meu Boi que envolve brincadeiras, letras cantadas e coreografias.
A Sra. Samara Cavalcante representou o conhecimento religioso com a explanação da organização internacional Sukyo Mahikari.



O Profº Dr. Paulo Ess foi o responsável pela apresentação do conhecimento artístico, levantando questões acerca do ator contemporâneo e o papel exercido pelo teatro como elemento cultural na cidade de Fortaleza.





Durante o evento, a Revista de Psicologia da UFC, coordenada pela mesma equipe do RINEPE, participou com a doação de revistas impressas de edições anteriores da Revista de Psicologia da  UFC e de outras Universidades.










quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Psicologia: 40 anos



Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá
Professor – UFC 

       Desde a década de 1970, a Psicologia vem fazendo história no Ceará. O exercício da profissão em nosso estado remonta aos anos posteriores à sua regulamentação, há 52 anos, em 27 de agosto de 1962. Somente na década seguinte a Psicologia se estabelece formalmente em nível local, quando da criação de seu primeiro curso em nível superior na Universidade Federal do Ceará. Em 1974, tem início a primeira turma de graduação, que viria a se constituir no marco fundador da profissão de psicólogo no Ceará. Professores pioneiros davam corpo ao projeto de formar novos profissionais em Psicologia, formação essa antes limitada ao estado de Pernambuco e a outros centros acadêmicos mais distantes. Já se registrava o exercício profissional de psicólogos em determinadas instituições locais, como órgãos de trânsito, hospitais públicos, instituições de recuperação de menores, empresas e clínicas particulares, por meio da necessária “importação” de psicólogos de outros estados do Nordeste e de outras regiões. Nesse sentido, a Universidade Federal do Ceará foi mais uma vez pioneira ao viabilizar a formação de psicólogos e suprir uma demanda crescente e irreversível desses profissionais em nossa sociedade. Qualquer formação em Psicologia que tenha vindo depois, no Ceará, teve influência do curso original da UFC e foi implementada, invariavelmente, a partir dessa referência. A relevância social da graduação em Psicologia na UFC se viu refletir na crescente procura de candidatos pelo curso a cada novo concurso vestibular. Em 2006, por exemplo, essa procura superou a de cursos tradicionalmente mais competitivos, chegando a uma relação de 25 candidatos por vaga. No primeiro vestibular realizado no campus da UFC em Sobral, o novo curso de Psicologia foi o segundo mais escolhido pelos candidatos.

     O estabelecimento da Psicologia na UFC acompanhou ações inovadoras como a criação da primeira clínica-escola para atendimento da comunidade e diversos serviços e projetos com alcance social de grandes proporções. Some-se a uma natural vocação de serviços o empenho dos envolvidos com o ensino da Psicologia na UFC para o desenvolvimento teórico da disciplina por meio da criação da primeira revista científica especializada na região Nordeste. Apesar do papel impulsionador da Psicologia na UFC para seu crescimento científico e profissional, sabe-se que para se entender o futuro da Psicologia é necessário pesar o contexto social dinâmico e as novas exigências que advêm de suas práticas ao longo dos anos.

      Questões que giram em torno da globalização, dos avanços tecnológicos, da internet e de mudanças de ideologias e de seus pontos convergentes contribuem para uma atualização e redefinição da psicologia, permitindo um aporte de problemas mais complexos, com maior rigor metodológico e conceitual nessa área.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

RINEPE recebe visita

No dia 05/11/2015, recebemos a visita da pedagoga e psicóloga Luciana Fernandes Costa Gomes interessada em conhecer o escopo de atividades da RINEPE (Rede Internacional de Pesquisa sobre Liderança e Empreendedorismo)  e buscando estabelecer futura parceria.

A vice-coordenadora da RINEPE, psicóloga Raquel Feitosa,  e a bolsista Gabriela Mesquita apresentaram alguns projetos, dentre eles o IMBA (Integração de Pessoas  com Necessidades Especiais no Mundo do Trabalho), Pesquisa de Clima e Comprometimento Organizacional em Hospitais Universitários, GLOBE - dimensão Orientação Humana.



O Progama RINEPE  está de portas abertas para receber acadêmicos e profissionais interessados em conhecer suas atividades ou estabelecer parcerias. Para agendamento de visitas, envie sua mensagem ao rinepe@ufc.br.

RINEPE presente na Pós-Graduação em Psicologia da UFPR


O Prof Caubi Tupinambá ministrou no dia 06/11/2015 a palestra sobre Pesquisas e Projetos em Psicologia do Trabalho na UFC para a Pós-Graduação em Psicologia da UFPR em Curitiba.

No dia 07/11/2015 o prof. Caubi Tupinambá participou da banca da mestranda Eliane Zanoni de Andrade intitulada "Contribuições da Psicanálise e da Educação em Direitos Humanos para o Enfrentamento do Bullying no Contexto Neolibreal", orientada pelo Professor titular Sidney Nilton de Oliveira.
.


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Participação do RINEPE no V Seminário Saberes e Vivências

V Seminário Saberes e Vivências será realizado dia 12


Conhecimento científico e religioso, saber popular, artes e filosofia se encontram e misturam na 5ª edição do Seminário Saberes e Vivência: Entrelaçando Conhecimentos, que será realizado no dia 12 de novembro, entre 14h e 18h, no Auditório Rachel de Queiroz, Bloco Ícaro de Sousa Moreira (Avenida da Universidade, 2762, área II do Campus do Benfica).
Organizado pelos discentes da disciplina Metodologia da Pesquisa em Biblioteconomia, do curso homônimo da Universidade Federal do Ceará, sob a coordenação da Profª Virgínia Bentes, o seminário abre espaço para uma conversa sobre várias formas de conhecimento na sociedade.
Nesta edição, o Prof. Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá discorrerá sobre o conhecimento científico em Psicologia Organizacional e do Trabalho; o Mestre Zé Pio debaterá o Bumba Meu Boi, a Profª Maria Aparecida Montenegro discutirá a emergência do pensamento filosófico no Ocidente, Samara Cavalcante tratará da purificação espiritual através da imposição da mão e o Prof. Paulo Ess falará sobre o ator contemporâneo.
O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, basta preencher o formulário eletrônico de inscrição. Haverá emissão de certificado ao final do encontro. Mais informações podem ser obtidas na página do seminário no Facebook.
Fontes: Profª Virgínia Bentes – fone: 85 3366 7702; Andreia Sousa – fone: 85 99787 8833 e Nádia Seabra – fone: 99746 3902